CVP realiza encontro com a sociedade civil para debater segurança pública

Na manhã de sexta-feira a Câmara de Vereadores de Penha reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade civil para discutir a segurança pública do município. Os vereadores, o prefeito Aquiles da Costa (PMDB), o comandante da Polícia Militar, Capitão Carlos Alberto Mafra Junior, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Felipe Daniel da Silva, membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial de Penha (Acipen), da Associação de Hotéis e Restaurantes de Penha (Ahorepe) e da Associação de Moradores da Praia Grande (AMAPG) discutiram os principais problemas enfrentados e encaminharam propostas para garantir a segurança da comunidade penhense.
O principal encaminhamento da reunião foi o compromisso firmado entre o Legislativo e o Executivo para a aquisição de câmeras de monitoramento para o município. “A Câmara de Vereadores se comprometeu a reduzir as suas despesas. Vamos economizar ainda mais e o prefeito se comprometeu a adquirir as câmeras”, afirma a presidente da CVP, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), anfitriã do encontro promovido pelo legislativo.
Emerson Augusto de Souza, membro do Comseg, considera que a reunião foi muito positiva, pois o poder público se comprometeu com as necessidades da população penhense, no que tange à segurança pública. Mas segundo ele, são muitas as demandas do município quando se fala no assunto: “Precisamos de uma Delegacia da Mulher, temos que combater o tráfico de drogas e precisamos de mais efetivo de policiais”, salienta.
Iniciativa parlamentar
Os parlamentares, tanto os integrantes da base do governo municipal quanto os vereadores da oposição, se manifestaram a favor das medidas de contenção de despesas por parte do legislativo municipal e se comprometeram a buscar recursos estaduais e federais para, em uma ação conjunta, promover a redução dos índices de criminalidade no município de Penha.
A ação dos vereadores terá continuidade nas próximas semana. Na terça-feira, 11, os parlamentares penhenses agendaram audiências em Florianópolis com o comandante geral da PM-SC, Coronel Paulo Henrique Hemm, e também com o Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova cinco projetos, um requerimento e uma moção de aplausos
Resumo da 15ª Reunião Ordinária 28/04/2025
29 de abril de 2025 ver mais -
CPI das finanças pede prorrogação por mais 90 dias
Após reunir documentos, comissão realizou oitivas com três testemunhas
24 de abril de 2025 ver mais -
Vereadores aprovam reajuste de servidores e professores de Penha
14ª Reunião Ordinária teve participação virtual de cinco vereadores
23 de abril de 2025 ver mais