Câmara de Penha aprova projetos e moção de aplausos
CVP 117/2025
Câmara de Penha aprova projetos e moção de aplausos
Resumo da 42ª Reunião Ordinária 03/11/2025
A Câmara de Vereadores de Penha realizou nesta segunda-feira (3) a 42ª Reunião Ordinária do ano, ocasião em que todos os projetos e proposições da pauta foram aprovados pelos parlamentares. As matérias analisadas contemplaram ações voltadas ao bem-estar social, à valorização da terceira idade e à gestão orçamentária do município.
Entre os destaques da ordem do dia, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 113/2025, de autoria dos vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, e Élio Quintino da Silva Junior (PRD), o Élinho, que institui a “Campanha de Incentivo a Visitas aos Lares de Idosos no Município de Penha”. A iniciativa tem como objetivo promover a interação social e o acolhimento aos idosos institucionalizados, estimulando o voluntariado e a integração entre gerações.
Também foram aprovados dois projetos encaminhados pelo Poder Executivo, ambos relacionados à gestão financeira municipal. O Projeto de Lei Ordinária nº 45/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 100 mil, garantindo o reforço de dotações orçamentárias para atender demandas específicas da administração pública.
Já o Projeto de Lei Ordinária nº 46/2025 altera o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), permitindo a abertura de crédito adicional especial também no montante de R$ 100 mil.
Convocação
Os vereadores também aprovaram o Requerimento nº 72/2025, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão, que solicita a convocação do chefe de gabinete, Felipe Franco Bieging, para prestar esclarecimentos sobre pontos específicos da administração municipal. Apenas o vereador Marcelo Neri Pereira (PL), o Chapolin, votou contra a proposição.
Moção de aplausos
Encerrando a pauta, foi aprovada a Moção de Aplausos nº 25/2025, proposta pelo vereador e presidente da Casa, Luciano de Jesus da Silva (PP), que presta homenagem à Bruna Rafaela Neto, professora de Educação Física do município.
A moção reconhece o relevante trabalho desenvolvido pela homenageada junto ao grupo da terceira idade do município, destacando sua dedicação, carinho e compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos penhenses. “Eu sou muito grata a todos vocês pelo reconhecimento [...] Começamos o trabalho ali pela Secretaria e o trabalho só foi crescendo”, ressaltou Bruna.
O trabalho da homenageada teve início em 2018, com o propósito de promover atividades voltadas à terceira idade. Em 2025, a nova gestão municipal reafirmou o convite para a continuidade desse trabalho, que atualmente atende mais de 300 idosos nos bairros da Armação, Centro, Santa Lídia, Nossa Senhora de Fátima e Trapiche.
Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/762
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Kz3uQzofF3Y
Texto e fotos: Victor Miranda – Jornalista MTB 5559/PR
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4)
29 de outubro de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária
29 de outubro de 2025 ver mais -
Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28)
23 de outubro de 2025 ver mais