Câmara Mirim amplia debate sobre Saúde Mental na Escola

25 de setembro de 2025
Câmara Mirim amplia debate sobre Saúde Mental na Escola

CVP 105/2025

Câmara Mirim amplia debate sobre Saúde Mental na Escola

Audiência pública foi realizada com apoio da Secretaria Municipal de Educação

A Câmara Mirim de Penha realizou na tarde da última quarta-feira (24), no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, uma audiência pública que reuniu estudantes da rede pública para debater o tema “Saúde Mental na Escola”. O evento, conduzido pela presidente da Câmara Mirim, Stefhany Marli dos Santos, foi marcado pela participação das escolas EBM João Antônio Pinto e a EEB Antônio Rocha de Andrade, professores e pais com discussões enriquecedoras sobre o bem-estar emocional no ambiente escolar.

A audiência pública também foi prestigiada pelos vereadores Luciano de Jesus (PP), presidente da Casa, Diego Matiello (MDB), vice-presidente, Antônio Cordeiro Filho (MDB), Adriano de Souza (Tibeco) e Luiz Fernando Vailatti (União).

Com o objetivo principal de incentivar o protagonismo juvenil e sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da promoção de um ambiente saudável na escola, a programação do evento contou com uma palestra promovida pelo Núcleo Educacional Multidisciplinar (NEM) da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que abordou de forma clara e acessível os desafios enfrentados pelos jovens na escola, os sinais de alerta em relação à saúde mental e práticas que podem ser adotadas por professores e gestores para criar um ambiente mais acolhedor e seguro.

Para o presidente da Câmara de Penha a iniciativa é um exemplo de como a participação cidadã pode transformar realidades dentro da escola e da sociedade: “É muito gratificante ver nossos vereadores mirins mobilizando um tema tão importante como a saúde mental nas escolas. Essa audiência pública mostra que nossas crianças e adolescentes têm voz, têm interesse em melhorar o ambiente onde estudam. Parabenizo a Câmara Mirim, as escolas envolvidas e toda a equipe da Seduc por essa construção coletiva. A Casa Legislativa está de portas abertas para iniciativas como essa, que formam cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem comum”, destaca Luciano.

As sugestões e propostas advindas da audiência pública serão avaliadas conjuntamente pelos vereadores mirins e posteriormente serão encaminhadas ao Executivo como proposições. “Esperamos que efetivamente possamos contribuir de alguma forma para a melhoria do ambiente escolar, da nossa educação, através das propostas e encaminhamentos desta nossa audiência pública”, ressalta Stefhany, presidente da Câmara Mirim.

Fotos

Vídeo

Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde