Cineclube da Câmara de Penha reúne público e cineastas locais

28 de agosto de 2025
Cineclube da Câmara de Penha reúne público e cineastas locais

CVP 94/2025

Cineclube da Câmara de Penha reúne público e cineastas locais

“Sessão Extraordinária de Cinema” promoveu exibição de curtas e debate cultural

A Câmara de Vereadores de Penha, por meio da Escola Legislativa Popular, realizou na última quarta-feira (27) a terceira edição do cineclube Sessão Extraordinária de Cinema, consolidando o espaço como ponto de encontro entre público, cultura e produção audiovisual da região. O evento aconteceu no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca e reuniu moradores, artistas e entusiastas do cinema.

Foram exibidos três curtas-metragens de ficção produzidos por cineastas locais: “Meia Perdida e Visita de um Anjo, ambos com roteiro e produção geral de Glauco Wiltembburg (Penha), e “Páginas para Mônica”, dirigido por Osvaldo Reis (Balneário Piçarras). Após a exibição, os diretores participaram de uma roda de conversa aberta ao público, onde discutiram os bastidores dos filmes, o cenário do audiovisual catarinense e políticas públicas para a cultura.

Para Glauco, a iniciativa é uma importante ferramenta de valorização do cinema local. “O cineclube é uma excelente iniciativa. Além de ser um espaço para exibir nossos filmes ao público, e isso, por si só, já é louvável uma vez que na cidade faltam locais para exibição, é também uma janela de oportunidades para encontros com outros produtores da região, com os quais podemos debater os projetos apresentados, discutir fomento e criar pontes profissionais”, destacou o cineasta.

A diversidade dos curtas exibidos demonstrou a força criativa da produção regional. Com abordagens distintas, os filmes provocaram reflexões, despertaram emoções e foram elogiados pelo público presente. As obras exploraram desde o cotidiano com toques de surrealismo, como em “Meia Perdida”, até questões existenciais e emocionais profundas, como em “Páginas para Mônica”.

“Eu gostei muito de exibir o filme no cineclube, pelo bate-papo com outro diretor, pelas perguntas do público, falamos sobre o processo de criação, problemas de produção e as dificuldades que encontramos. Conversar com o público e com outros produtores é uma troca muito interessante”, considera Osvaldo.

A Escola Legislativa Popular reforça o compromisso da Câmara de Penha com a educação cidadã e a promoção da cultura. O cineclube é uma das ações que integram a proposta de aproximar a população da produção artística local, fomentando o diálogo entre criadores, gestores públicos e a comunidade.

Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/746

 

Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde