12 de abril de 2024

CVP 29/2024

Vereadores mirins fazem visita técnica para conhecer os três poderes

Atividade faz parte da capacitação dos jovens parlamentares

Na tarde de quinta-feira (11) os vereadores mirins de Penha realizaram uma visita técnica muito especial. Na oportunidade eles conheceram o Fórum da cidade e também a sede da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Aquiles da Costa.

A atividade teve o objetivo de apresentar aos jovens parlamentares o funcionamento dos três poderes constituídos na União: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Antes de se dirigirem ao Fórum, os vereadores mirins foram recebidos na Câmara de Penha pelo presidente, Roberto Antônio Leite Junior (Podemos) e também pela coordenação do Programa Câmara Mirim, onde os jovens receberam as boas-vindas e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do Legislativo Municipal e também sobre a importância do projeto voltado para os estudantes. “Quando eu tinha a idade de vocês, não existia o programa Câmara Mirim, o que é uma pena! Por isso, acho muito importante que vocês aproveitem essa oportunidade para aprender sobre política, ética e cidadania”, afirmou o presidente da Câmara de Penha.

Na visita ao Fórum, os estudantes eleitos pelas escolas conheceram o Poder Judiciário com a autorização do juiz Rodrigo Vieira de Aquino, sendo recebidos pela chefe do cartório, Vanessa Bernart, que apresentou aos jovens a estrutura e a equipe que atua no judiciário da Comarca de Penha.

Em seguida a promotora de justiça Daniela Carvalho Alencar falou com os vereadores mirins sobre as atribuições do Ministério Público nas mais diferentes áreas: direitos da criança e adolescente, meio ambiente, segurança pública, entre outras.

A visita técnica continuou na sede da Prefeitura de Penha, quando os estudantes foram recebidos no gabinete do prefeito Aquiles da Costa. O chefe do Executivo falou com os jovens parlamentares sobre as atribuições da administração pública municipal e a importância da política para a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs.

O próximo compromisso da Câmara Mirim acontece no dia 24 de abril quando será realizado um curso de formação, além dos preparativos para a posse e 1ª reunião ordinária da Legislatura Mirim – que ocorrerá no dia 8 de maio.

Fotos (Eduardo Calliari)

Fonte: Departamento de Comunicação CVP