07 de dezembro de 2023

CVP 143/2023

Evento marcou o término da Legislatura Mirim 2023

A noite de quarta-feira (6) foi especial para os 11 estudantes que participaram da Câmara Mirim 2023. A reunião solene de encerramento do programa contou com a participação de vereadores, familiares e representantes das escolas parceiras do Legislativo Penhense.

O evento foi conduzido pelo presidente da casa, vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, e pela presidente da Câmara Mirim, Manuella Hunger, aluna da EEB Profº João Batista Paiva.

Ainda prestigiaram o evento os vereadores Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, e também Roberto Leite Junior (Cidadania) que assumirá a presidência da casa no próximo ano.

“Tenho muita gratidão por cada momento desse ano, por todos os aprendizados que a Câmara Mirim me trouxe. Pelos nossos treinamentos e visitas técnicas que me fizeram crescer muito em conhecimento, visão da política e desenvolvimento pessoal”, considera Manuella, que presidiu a mesa diretora mirim.

Para o vereador mirim Arthur Prigol Mizerski, representante da EBM João Antônio Pinto, o mais importante da legislatura mirim foi que ele aprendeu mais sobre a política e sua importância para a sociedade. “A Câmara Mirim nos ensinou que a política é muito diferente do que vemos na internet. Só participando para saber como realmente é”, afirma.

O presidente da casa destacou a importância do projeto para aproximar os estudantes da política, encarando o desafio que é se candidatar e pedir o voto dos colegas de escola nas disputadas eleições da Câmara Mirim. “Vocês são muito corajosos. Quero parabeniza-los pela coragem e determinação. Aqui no Legislativo continuaremos trabalhando e convido a vocês para acompanharem o nosso trabalho pela internet e pessoalmente, vindo até a Câmara de Penha”, ressalta Tibeco.

Em 2024, conforme anunciado pelo próximo presidente da casa, Roberto Leite Junior, o programa Câmara Mirim terá continuidade a partir do mês de fevereiro.

Entrega dos projetos

Um dos momentos mais significativos da solenidade foi a entrega oficial dos cinco projetos de lei mirins apresentados e aprovados pelos jovens parlamentares ao presidente da Mesa Diretora.

A expectativa é que algum desses projetos possam futuramente se tornar lei municipal, a depender do trâmite e aprovação da Câmara de Penha.

Ao final da solenidade foi realizado o descerramento do quadro da legislatura mirim 2023, eternizando a participação dos jovens estudantes neste projeto tão importante para a Câmara de Penha, voltado para o letramento político e fomento da educação para a cidadania.

Conheça os projetos de lei mirim apresentados

- Projeto de Lei Mirim nº 01/2023, de autoria dos vereadores mirins Natalia Muller e Guilherme de Freitas, que “Estabelece semana de conscientização sobre os primeiros socorros nas escolas de Penha”.

- Projeto de Lei Mirim nº 02/2023, de autoria das vereadoras mirins Júlia Cristini Bruneli e Manuella Hunger, que “Fica criado o mês de conscientização contra assédio de crianças e adolescentes nas escolas”.

- Projeto de Lei Mirim nº 03/2023, de autoria dos vereadores mirins Enzo de Mello e Anny Beatriz do Nascimento, que “Cria a semana de inclusão de alunos com deficiência nos esportes nas escolas de Penha”.

- Projeto de Lei Mirim nº 04/2023, de autoria dos vereadores mirins Joaquim Benício kaipper dos Santos e Arthur Prigol Mizerski, que “Cria o Concurso de oratória nas escolas do município”.

- Projeto de Lei Mirim nº 05/2023, de autoria dos vereadores Aline Cristina Novitski e Paulo O.R.A Barbosa, que “Fica criado a Semana Municipal de Conscientização da Limpeza da Praia”.

Foto: cvp.sc.gov.br/foto/594

Vídeo: youtube.com/watch?v=e4JIh2v5NDc