Prefeito assume compromisso de apresentar novos substitutivos aos projetos sobre educação inclusiva

29 de novembro de 2023
Prefeito assume compromisso de apresentar novos substitutivos aos projetos sobre educação inclusiva

CVP 139/2023

Prefeito assume compromisso de apresentar novos substitutivos aos projetos sobre educação inclusiva

Audiência pública reuniu pais, professores, monitoras, vereadores e o Executivo para discutir o tema

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), comprometeu-se a reunir professores e pais para discutir uma nova proposta de substitutivo aos projetos que tratam da educação inclusiva no município. Esta foi a principal deliberação da audiência pública realizada no Legislativo Penhense na terça-feira (28) para debater o tema com a comunidade – reunindo pais e mães de alunos, professores, monitores, vereadores e o Poder Executivo.

O presidente da CVP, Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, fez a abertura do evento e passou a condução dos trabalhos para o vereador Maurício Brockveld (MDB), proponente da audiência pública.

Além dos vereadores, a mesa foi composta pelo prefeito Aquiles da Costa, pela secretária municipal de Educação, Thyrciane Santana, e representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA-Penha), pais de alunos especiais e também dos professores.

“Eu quero assumir o compromisso com vocês [...] Aqui hoje eu anotei pelo menos duas ações que podemos alterar nesse projeto e então será feito novo substitutivo. São duas questões: atribuição do monitor, que a gente não quer que tenha nenhuma função pedagógica e também a questão da quantidade de vagas”, ressaltou o prefeito.

As deliberações da audiência pública, com as contribuições do público, foram registradas em ata e encaminhadas para o Poder Executivo.

Substitutivos

Na tarde de segunda-feira (27) o Executivo protocolou a retirada do projeto de lei complementar nº 13/2023 que “cria cargos de profissional do atendimento educacional especializado (AEE), professor bilíngue, guia intérprete, instrutor de Libras e auxiliar da educação especial e inclusiva” e também do projeto de lei ordinária nº 38/2023 que “institui a política de educação especial inclusiva, na perspectiva da equidade, inclusão e aprendizado ao longo da vida, para alunos com deficiência, transtorno de aprendizagem, transtorno global de desenvolvimento, transtorno de espectro autista, altas habilidades ou superdotação e alunos com necessidade inclusiva biopsicossocial da Rede Municipal de Ensino da Penha”.

Na tarde de terça-feira, o Executivo protocolou substitutivos aos projetos anteriormente retirados e, conforme compromisso assumido pelo prefeito, novos substitutivos serão apresentados em breve no Legislativo Penhense para atender as solicitações de pais de alunos e profissionais da educação.  

A questão mais polêmica debatida diz respeito à criação de cargos de nível médio que teriam “atribuições pedagógicas”.

Fotos

Vídeo

Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde