06 de novembro de 2023

CVP 125/2023

Evento é promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Penha

Na quarta-feira (8), às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Penha promove a roda de conversa “Mulheres negras e suas lutas”, com a participação confirmada da vereadora de Florianópolis, Tânia Ramos (Psol) e também da afroartista plural, Tayá.

O evento é realizado pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense, com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. “A ideia é fomentar o debate sobre as lutas das mulheres negras, tendo em vista as políticas públicas que devemos implementar para enfrentar as desigualdades”, afirma o vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é procurador especial da mulher e anfitrião do evento.

Convidadas

Tânia Ramos é vereadora de Florianópolis, eleita pelo Psol sendo uma lutadora social reconhecida em várias áreas essenciais para cidade.

Na Gestão da Frente Popular participou do Núcleo Gestor do Plano Diretor do Continente e foi Secretária Executiva da Secretaria Regional do Continente. Também fez parte de diversos movimentos em defesa da Saúde e da Educação.
Na comunidade do samba, uma de suas grandes paixões, contribuiu com a abertura de espaços de participação e de discussão da igualdade de gênero. É a primeira mulher a exercer a presidência da Associação das Velhas Guardas do Carnaval de Florianópolis. Foi vice-presidenta da Escola de Samba Unidos da Colinha e presidenta da Velha Guarda da mesma Escola.

Tayá Versa é afroartista plural, atriz, cantora, poeta, slamer e produtora cultural. Fundadora do Sarau Liberte Seu Imaginário, vocalista e compositora na banda Original Comscience e na banda INÁ. Organizadora e slamaster do Slam para Antonieta e Slam SC (estadual de Slam de Santa Catarina) e terceiro lugar no Slam RJ 2022. Natural de São Paulo, sua arte é resistência e vem se difundindo em poesia, canto, produções socioculturais, falas e interpretação.

Texto: Victor Miranda (MTB 5559)

Fonte: Departamento de Comunicação CVP