01 de novembro de 2023

CVP 124/2023

Vereadores mirins de Penha participam de encontro estadual

Evento reuniu cerca de mil jovens parlamentares em Florianópolis

Na terça-feira (31) a Câmara Mirim de Penha participou do XII Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado no Centrosul em Florianópolis (SC), com 57 delegações de todo o estado.

O evento promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, aconteceu das 8h às 16h30, com palestras, dinâmicas e atividades voltadas para a formação dos jovens parlamentares.

Um dos temas do encontro foi o uso excessivo da tecnologia e redes sociais, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um transtorno mental que tem afetado cada vez mais crianças e adolescentes em todo o mundo.

Outro tema abordado foi a participação dos jovens e das mulheres na política. “Falamos sobre a importância da inserção das mulheres e sobre como a juventude precisa agir perante a política e fazer parte deste espaço. Estou muito feliz porque eu sou muito fã do programa vereador mirim e acho que ele é a peça chave para que tenhamos mais pessoas falando sobre política em todas as faixas etárias”, afirma Manoela Veras, pesquisadora em história das mulheres e palestrante do encontro estadual.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Alcilea Medeiros (Lea), ressalta a importância de reunir cerca de mil vereadores mirins de todo o estado para a troca de experiências e para debater temas tão importantes para a juventude. “Eu costumo dizer para os jovens vereadores mirins que eles não são o futuro. Eles são o presente! E sendo o presente e atuando já como parlamentares, eles se tornam sujeitos muito mais críticos, com uma capacidade de enfrentar a nossa sociedade, o nosso mundo, com outro olhar. Com um olhar muito mais maduro, com muito mais consciência política”, afirma a organizadora do encontro estadual.

Manuella Hunger, presidente da Câmara Mirim de Penha, considera muito importante a troca de experiências e os temas debatidos no evento. “Foi muito legal. Uma oportunidade gigante, onde conhecemos vereadores mirins de outras cidades e aprendemos muitas coisas. Falamos sobre o uso das tecnologias, a participação do jovem na política, entre outros assuntos importantes para a nossa formação”, ressalta a vereadora mirim representante da EEB Professor João Batista Paiva.

Durante o evento, os vereadores mirins também apresentaram ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), as propostas recolhidas durante as conferências regionais de vereadores mirins realizadas ao longo do ano.

Fotos (Eduardo Calliari) - cvp.sc.gov.br/foto/583

Fonte: Departamento de Comunicação CVP