23 de março de 2023

CVP 28/2023

Vereadores mirins recebem seus diplomas em reunião solene

Programa voltado para estudantes de Penha está em sua sexta edição

“Coloquei meu nome à disposição por acreditar que podemos, sim, fazer uma política justa e honesta, pois juntos somos melhores”, destacou Manuela Hunger, eleita vereadora mirim pela EEB Professor João Batista Paiva, com o voto de confiança de 104 colegas.

Manuela, que está no 6º ano do Ensino Fundamental II, foi escolhida oradora na reunião solene de diplomação dos vereadores mirins realizada na noite de quarta-feira (22), com a presença de autoridades, diretores e coordenadores de escolas, familiares, além dos 11 vereadores mirins titulares e 11 suplentes eleitos pelas dez escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino que são participantes do Programa Câmara Mirim.

Kemilly da Silva Santos, aluna da EBM Rubens João de Souza, foi a oradora representante dos vereadores mirins suplentes e também destacou sua alegria de poder participar do projeto. “Acredito que tudo isso é um incentivo, grande o suficiente para olharmos tal projeto com alegria, pois ele colabora para apresentar o legislativo para as crianças e adolescentes e isso é lindo!”, considera.

O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo Penhense, Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, com a presença da secretária municipal de Educação, Thyrciane Santana, e ainda dos vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), Roberto Leite Junior (Cidadania) e Célio Francisco (PSDB).

Os vereadores mirins titulares serão empossados no dia 9 de maio, em reunião solene que será realizada às 15 horas na Câmara de Penha, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Online. Mas até lá eles terão muito trabalho pela frente, em atividades de formação e visitas técnicas.

O primeiro compromisso será nesta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores de Itajaí, quando os titulares e suplentes participam do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, evento realizado em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Neste encontro, os jovens estudantes irão assistir palestras, participar de dinâmicas voltadas para a compreensão do papel do Poder Legislativo, a divisão dos poderes, a Constituição Cidadã, oratória etc.

“Eu quero agradecer a cada um de vocês aqui presentes, por acreditarem neste projeto. Eu tenho certeza que será um grande ano, os nossos vereadores mirins irão participar de seminários, encontros de formação, vão conhecer a nossa Assembleia Legislativa e terão a oportunidade de conhecer o papel do vereador, entender como funciona a política”, ressaltou o presidente da casa.

O Programa Câmara Mirim 2023 contou com 49 candidatos e candidatas, totalizando 1899 eleitores nas dez escolas participantes.

Confira a relação de vereadores mirins titulares e suplentes que foram devidamente diplomados pela Câmara de Penha:

*APAE – Caesp Henny Coelho*

Natanael Pedroso – eleito

Talia Gonçalves de Matos – suplente

*EEB Antônio Rocha de Andrade*

Guilherme de Freitas – eleito

Maria Heloíza Chagas Maes – suplente

*Centro de Educação Peter Pan*

Enzo de Mello – eleito

Julia Krueger Custódio – suplente

*EBM Rubens João de Souza*

Anny Beatriz do Nascimento – eleita