Evento na Câmara de Penha reuniu lideranças para discutir a participação feminina na política
 
                                            CVP 16/2023
Evento na Câmara de Penha reuniu lideranças para discutir a participação feminina na política
Roda de conversa foi realizada pela Procuradoria Especial da Mulher
Na terça-feira (28) a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha promoveu um importante encontro que reuniu lideranças femininas para discutir a participação das mulheres na política.
O evento contou com a participação da juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha, Aline Vasty Ferrandin, da vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino, da vereadora Marlina Oliveira Schiessl (PT), única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Brusque, da ex-vereadora Regiane Severino (MDB), da ex-assessora parlamentar da Câmara de Penha, Nadja Zanol, e da acadêmica de Administração Pública da Udesc e servidora do SUAS de Penha, Stephany Ribeiro.
Por motivos particulares, Ana Maria Amaro Eying, primeira vereadora eleita no município (em 1996) não pode comparecer ao evento.
O anfitrião da roda de conversa, o procurador especial da mulher Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, mediou o evento juntamente com o procurador adjunto da PEM, o vereador Mário Moser (União), o Marquett. Também prestigiaram o evento os vereadores Maurício da Costa (MDB), o Lito, Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, e Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano,
O público também contou com a presença de várias lideranças femininas e representantes da comunidade penhense. “De fato acredito que há necessidade da participação feminina, mas não só no discurso. Não apenas votar, mas também sendo votadas e eleitas. Por isso assumimos este compromisso. Enquanto representantes do povo, da sociedade, nós temos que trazer para dentro desta casa a questão do empoderamento feminino e da participação da mulher na política”, ressalta Ferrão.
A vice-prefeita Maria Juraci iniciou a roda de conversa falando das dificuldades de ser mulher na vida pública e do histórico de lutas para que as mulheres pudessem conquistar seu espaço. “Se estamos aqui hoje, eu cheguei aqui como vice-prefeita, quantas mulheres lutaram, morreram, abriram espaço para que pudéssemos estar aqui com essa liberdade de votar e ser votadas? Mas para a gente permanecer de pé, nós precisamos entender que temos um chamado, uma missão. Precisa estar muito forte dentro da gente, estudando se preparando. Dizer que é fácil a trajetória política da mulher, não é mesmo”, ressalta a representante do Executivo.
A ex-vereadora Regiane também destacou a importância de trazer as mulheres para a política, lembrando o papel da Procuradoria Especial da Mulher. “Eu tive o privilégio de ser a primeira procuradora especial da mulher na Câmara de Vereadores. Estou muito honrada de estar aqui e esse movimento tem que existir sempre, não apenas aqui no Legislativo”, frisou.
Representando a Câmara de Brusque, a vereadora Marlina aproveitou para ressaltar a relevância histórica de Antonieta de Barros, professora e jornalista catarinense que foi a primeira deputada estadual eleita no país e que dá nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Penha. “Ela se colocou como candidata e primeira deputada estadual negra, sendo eleita e reeleita. É um símbolo para a mulher em Santa Catarina e no Brasil. Naquele contexto em que a mulher não era presença nestes espaços de poder, ela já estava lá representando as pautas femininas”, salienta a parlamentar que é a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Legislativo Brusquense.
Em sua participação a juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha também destacou a importância de eventos como o realizado pela Câmara de Vereadores, mas considera que é preciso mais. “Eu acredito que é dever da sociedade como um todo. Este momento aqui é importante, mas ele não pode ficar só na conversa. Ele precisa urgentemente se concretizar em atos”, ressaltou Aline, se referindo a efetiva participação das mulheres nos espaços de poder.
Ex-assessora parlamentar da Câmara de Penha, Nadja Zanol aproveitou para lembrar da importância de projetos como a Câmara Mirim, programa que ela ajudou a retomar no ano de 2015, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental II, na rede estadual, municipal e particular de ensino e também destacou a importância dos partidos políticos no incentivo a participação das mulheres. “Precisamos dar ênfase para isso. Para se eleger, você precisa participar de um partido. Então precisamos desse espaço”, ressaltou a profissional formada em Relações Públicas e que fez seu trabalho de conclusão de curso dentro de um partido político.
Após compartilhar sua trajetória de vida, a jovem Stephany Ribeiro lembrou da necessidade de se levar a política para perto das pessoas. “Precisamos tirar essa máscara da política e levá-la para perto do povo, de uma forma compreensível. Realmente não quero que mulheres tenham que esperar gerações para conquistar seus direitos”, considera a estudante de Administração Pública.
Após a rodada de falas das participantes, o público contribuiu com questionamentos e apontamentos, em um debate que se encerrou com uma confraternização.
Departamento de Comunicação
Câmara de Vereadores de Penha
Texto e fotos: Victor Miranda
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP 
Veja também
- 
                                    
                                         Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitor Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4) 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animal Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28) 23 de outubro de 2025 ver mais
 
                             
                        