20 de outubro de 2022

CVP 97/2022

Evento do Outubro Rosa contou com participação do médico Virlei Primo Junior

Na quarta-feira (19) a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha promoveu uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, com a participação do médico do Programa Saúde da Família (PSF) Virlei Primo Junior.

O evento ainda contou com a participação do procurador especial da mulher, vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, do procurador-adjunto, Mário Moser (União), o Marquett, da vice-prefeita e secretária de Educação Maria Juraci Alexandrino – que instituiu a Procuradoria da Mulher quando presidiu a Câmara de Penha em 2017 – entre outros convidados.

Virlei salientou que o câncer de mama é uma das doenças com maior índice de mortalidade nas mulheres e que a prevenção e o rastreio são os meios mais eficazes para se enfrentar a situação. “Quando a gente faz o rastreamento e detecta logo no começo, a positividade é muito grande para a cura. Se você não procura o seu médico para fazer anualmente o seu rastreamento, você pode descobrir a doença tardiamente e fica muito mais difícil”, destaca o profissional de saúde.

O médico ressalta que uma entre oito mulheres pode desenvolver o câncer de mama. Isso faz com que milhares de mulheres morram no Brasil todos os anos. Por isso a importância da campanha nacional do Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar e compartilhar informações sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo desta forma para a redução da mortalidade.