Câmara de Penha realiza evento alusivo ao mês da Consciência Negra

CVP 114/2021
Na quarta-feira (17), às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Penha, através da Procuradoria Especial da Mulher, realiza um evento alusivo ao mês da Consciência Negra, com a participação de convidados especiais que falarão sobre a desigualdade racial, combate ao racismo estrutural e o respeito, entre outros assuntos pertinentes ao tema.
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, ocasião em que a sociedade brasileira rememora a história de mais de três séculos de escravidão no Brasil, o que se reflete até hoje em nossa sociedade e está diretamente relacionado à desigualdade social no país.
Na ocasião será formalizada a homenagem à catarinense Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil, que dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher, por iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é o responsável pelo órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense para promover a defesa dos direitos da mulher.
O evento será um bate-papo voltado para a conscientização da população quanto a desigualdade racial, contando com a participação de:
- Catarine Nogueira, que é pedagoga, professora de dança e vereadora no município de Santo Amaro da Imperatriz. É a única mulher negra eleita na região da grande Florianópolis, militando em causas sociais voltadas para a comunidade negra.
- Daniely Costa Lindozo Nunes é pedagoga, pós-graduada em educação especial com ênfase em surdez e libras e em diversidade e gênero na escola. Atua na educação infantil, é cantora, compositora, arte educadora e capoeirista, ministrando aulas na comunidade do Mariscal e Fundação Cultural de Piçarras.
- Fábio Renato Martins Nunes, professor de Educação Física, é contramestre do grupo Beribazu que desenvolve em Penha um projeto voluntário de capoeira no bairro Mariscal e também na Fundação Cultural de Piçarras.
- Maria Luiza Ferreira de Oliveira é funcionária da concessionária Águas de Penha, formada em Administração e coordenadora do Programa “Respeito dá o Tom”, sobre desigualdade racial, que é desenvolvido pela empresa.
- Regina Santos da Silva é presidente do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), realizando um trabalho voluntário em Penha e nos municípios da região, acolhendo mulheres e crianças que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas.
O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido ao vivo pela TV Câmara (Youtube, Facebook e site oficial da CVP).
Devido à pandemia, o uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais