Maurício Brockveld será o presidente da CPI da Águas de Penha, e Toninho, o relator da comissão
Sete vereadores farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o contrato e a execução da concessão de água e esgoto, mantidos pelo município com a empresa Águas de Penha desde 2015.
O vereador Maurício Brockveld (MDB) será o presidente da CPI e o vereador Antônio Cordeiro Filho (MDB), o relator. Além deles, vão compor a comissão os vereadores Adriano de Souza (PSDB), Cristiano Geonir (PL), Diego Matiello (MDB), Marcelo Neri Pereira (PL) e Osmauro Fassbinder (PL).
Entenda o caso
A Águas de Penha, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, está no centro de uma investigação que ganhou repercussão nacional. Reportagem do portal UOL revelou um esquema de corrupção envolvendo a AEGEA, controladora da empresa, em diversos estados brasileiros.
Em delação premiada homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), executivos da companhia admitiram o pagamento de propinas a agentes públicos entre 2010 e 2018 para obter e manter concessões.
O esquema teria movimentado milhões de reais e resultou em um acordo de leniência da empresa com o Ministério Público Federal, com multa de R$ 439 milhões. No caso específico de Penha, um dos delatores afirmou que um ex-prefeito da cidade teria cobrado R$ 4 milhões para não criar empecilhos à execução do contrato de concessão.
Autor: Raffael do Prado
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha reúne cerca de 100 pessoas em audiência pública sobre educação especialProfessores cobram estrutura, valorização e definição clara de atribuições; secretária apresenta avanços e pede prazo para avaliar demandas
20 de fevereiro de 2026 ver mais -
Câmara de Vereadores aprova instalação de CPI para investigar contrato com a Águas de PenhaCriação foi motivada por denúncias publicadas no portal UOL
19 de fevereiro de 2026 ver mais -
Câmara de Vereadores de Penha aprova três projetos e requer convocação de secretário na segunda reunião ordinária de 2026Matérias foram deliberadas na reunião de 9 de fevereiro; projetos tiveram aprovação unânime
10 de fevereiro de 2026 ver mais