Procuradoria da Mulher presta homenagem ao CMBA
 
                                            CVP 85/2021
No mês de agosto a Lei Maria da Penha completou 15 anos de promulgação, estabelecendo mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Para comemorar esta conquista, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha realizou na segunda-feira (30) uma reunião solene alusiva à campanha nacional Agosto Lilás, com a presença dos vereadores, mulheres que atuam voluntariamente no acolhimento e proteção de vítimas de violência, tendo ainda como convidadas especiais as esposas dos vereadores e a vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino (MDB) representando o Poder Executivo, além do Sargento Guilherme Flores, representando a Polícia Militar.
Na ocasião, o Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação (CMBA) recebeu uma homenagem pela excelência no trabalho voluntário realizado em Penha e nos municípios da região, acolhendo mulheres e crianças que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas.
O procurador especial da mulher, vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), entregou uma placa para a presidente do CMBA, Regina Santos da Silva, em reconhecimento à dedicação da organização não-governamental e reconheceu que o fundamental não é a homenagem em si, mas o apoio do poder público ao trabalho realizado pelas voluntárias do coletivo. “O Lilás é uma maneira de lembrar da violência doméstica. Não é uma data de comemoração, é uma data triste. E a gente tem que conseguir evoluir nas ações, que realmente a gente dê atenção para o CMBA, enquanto poder público, porque de tapinha nas costas ninguém vive!”, ressaltou o vereador conhecido na comunidade penhense como Ferrão.
Maurício Brockveld (MDB), presidente da casa, conduziu a solenidade e destacou a importância da Procuradoria da Mulher, criada no âmbito do Legislativo Penhense, para fomentar políticas públicas que combatam a discriminação e a violência. “Hoje nós vamos a Brasília e somos referência pela nossa Procuradoria da Mulher, a primeira a ser implantada em Santa Catarina. E isso é muito bom para o nosso município [...] para a conquista de direitos, começando pela igualdade salarial entre homens e mulheres”, destacou o presidente.
Regina agradeceu o reconhecimento da Procuradoria da Mulher e ressaltou que ainda falta muito por parte do poder público para o efetivo enfrentamento à violência. “O CMBA não espera acontecer. Vai lá e faz, porque tem coisa que é pra ontem! Não tem como”, ressaltou a presidente da ONG.
A homenageada da noite ainda ressaltou a importância de implementação das casas de acolhida nos municípios da região, projetos de lei implementando o “auxílio aluguel” para as mulheres em situação de violência, bem como o efetivo acompanhamento psicológico e orientação jurídica para essas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
- 
                                    
                                         Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitor Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4) 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animal Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28) 23 de outubro de 2025 ver mais
 
                             
                        