CPI do INSS convoca ex-prefeito e ex-controlador para oitivas

Na próxima semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a dívida do município de Penha com o INSS inicia mais uma etapa, com a realização de duas oitivas. Rafael Murilo Celestino (conhecido como Ponha), ex-controlador geral do município, foi convocado para depor na quarta-feira (13), às 9h30. Na quinta-feira (14) a CPI deverá ouvir o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB).
“Depois dos depoimentos e das questões que possam surgir a partir deles, o vereador Maurício Olívio Brockveld (PROS), que é o relator, dará início à elaboração do relatório final que será submetido aos demais membros da comissão e, posteriormente, será discutido e votado em plenário até o final deste mês”, ressalta o vereador Silas Antonietti (PSD), presidente da CPI.
Até o momento a CPI já ouviu dois contadores da prefeitura e convocou representantes da empresa Pública – Consultoria e Desenvolvimento Profissional LTDA (contratada pela prefeitura para prestar consultoria e que recebeu dos cofres públicos certa de R$ 1,6 milhão para representar o município) que não foram localizados para prestar depoimento.
A CPI investiga uma dívida do município com o INSS que pode ultrapassar os R$ 50 milhões em função de multas e correções. A discussão, que segue nas esferas administrativas e judiciais, se deve ao fato do município ter feito compensações de maneira inadequada – o que originou seis processos.
Presidida por Silas, sob a relatoria de Maurício Brockveld, a CPI ainda tem como membros os vereadores Jesuel Francisco Capela (PSDB), Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso (MDB).
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais