Legislativo Penhense recebe coordenador regional da Defesa Civil

CVP 50/2017
A participação do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil foi um dos destaques da 22ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (19). Elieser Cardoso, que é sargento do Corpo de Bombeiros cedido para a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR-Itajaí), atendeu ao convite feito pela Câmara de Vereadores de Penha para explanar sobre o sistema e a política nacional de proteção e defesa civil.
Cardoso salientou em sua fala que o Estado de Santa Catarina é uma espécie de “laboratório de eventos adversos” e que a Defesa Civil, em âmbito nacional ligada ao Ministério da Integração Nacional, tem desenvolvido uma política pública focada nessas experiências, sempre buscando minimizar as consequências que estes fenômenos trazem para a sociedade. “Muitas vezes, por falta de gestão, por falta de equipes específicas com conhecimento técnico, temos os desastres. E isso não é apenas um problema de Penha, é um problema nacional”, explica o coordenador.
Cardoso ressaltou que a Coordenação Regional está à disposição do município para que seja feita a devida implantação e estruturação da Defesa Civil em Penha, que recorrentemente enfrenta adversidades com fenômenos naturais, trazendo prejuízos e riscos para a população.
Procuradoria da Mulher e Câmara Mirim
O Legislativo Penhense discutiu e votou projetos importantes durante a 22ª Reunião Ordinária, todos aprovados por unanimidade. Entre eles o projeto de decreto nº 2/2017 e o projeto de resolução nº 5/2017 que tratam da continuidade do Programa Câmara Mirim, agora incluindo a Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Os vereadores também aprovaram o projeto de resolução nº 3/2017 que cria, no âmbito da CVP, a Procuradoria Especial da Mulher, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB). A iniciativa visa contribuir com as políticas públicas voltadas para as mulheres, dando suporte a vítimas de violência, auxiliando na promoção da igualdade e do respeito entre mulheres e homens.
EJA
A CVP homenageou o trabalho e a dedicação dos alunos, professores e estagiários da Escola EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Penha. A equipe da instituição se fez presente e recebeu o reconhecimento dos parlamentares e do público presente.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
CPI das finanças pede prorrogação por mais 90 dias
Após reunir documentos, comissão realizou oitivas com três testemunhas
24 de abril de 2025 ver mais -
Vereadores aprovam reajuste de servidores e professores de Penha
14ª Reunião Ordinária teve participação virtual de cinco vereadores
23 de abril de 2025 ver mais -
Empreendedorismo feminino foi tema de palestra na Câmara de Penha
Evento da Procuradoria da Mulher, em parceria com o SEBRAE, reuniu empreendedoras locais
16 de abril de 2025 ver mais