Câmara aprova revisão da Lei Orgânica de Penha

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou nesta terça-feira (14) a emenda global à Lei Orgânica do Município de Penha (LOM 01/2016). A reforma, aprovada durante a 28ª Reunião Ordinária, promove uma série de alterações em nossa lei maior, após um trabalho de seis meses da comissão especial que discutiu e elaborou a revisão da Lei Orgânica e também a reforma do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que irá pra votação como projeto de resolução na próxima semana. “Eu fiquei muito feliz de participar deste projeto juntamente com a nossa assessoria jurídica, funcionários da câmara e vereadores de todas as bancadas. Foram mais de setenta alterações na Lei Orgânica com o objetivo de torná-la mais moderna e eficiente”, ressalta o presidente do Legislativo Penhense, Clóvis Bergamaschi (DEM).
As atividades da comissão foram coordenadas pelo advogado e consultor João Emmel, que elogiou o trabalho de toda a equipe. “Este trabalho deve contribuir muito para o andamento dos trabalhos da Câmara e do próprio município de Penha, promovendo agilidade e minimizando a burocracia para o trâmite dos projetos”, ressalta.
Composta pelos vereadores Clóvis Bergamaschi (DEM), Sérgio de Mello (PMDB), Felipe Rebello Schmidt (PSD) e Jefferson Amadeu Custódio (PSB), a comissão especial contou com a participação de três servidoras do Poder Legislativo: Gláucia Costa dos Santos Francisco, Ivana da Costa e Tatiane da Silva Willem. Também contribuíram, na condição de convidados, a servidora Zaira Cristina da Silva Hanemann e os advogados da Câmara de Penha Gleycellen Jussiani de Freitas da Silva e Wlamir Ferreira.
Felipe Rebello Schmidt (PSD), que presidiu a Câmara de Vereadores de Penha em 2015, conta que a iniciativa de modernizar a LOM e o Regimento Interno surgiu em função das inúmeras emendas e dispositivos ultrapassados que tínhamos. “Hoje temos a sensação de dever cumprido. temos uma nova Lei Orgânica, onde as regras do jogo ficam mais claras pra todo mundo, dando mais segurança jurídica para todos os atos do Executivo e do Legislativo”, ressalta o vereador.
A proposta para o novo Regimento Interno tramitará na próxima semana como projeto de resolução, em única votação.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova cinco projetos, um requerimento e uma moção de aplausos
Resumo da 15ª Reunião Ordinária 28/04/2025
29 de abril de 2025 ver mais -
CPI das finanças pede prorrogação por mais 90 dias
Após reunir documentos, comissão realizou oitivas com três testemunhas
24 de abril de 2025 ver mais -
Vereadores aprovam reajuste de servidores e professores de Penha
14ª Reunião Ordinária teve participação virtual de cinco vereadores
23 de abril de 2025 ver mais