Câmara aprova revisão da Lei Orgânica de Penha

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou nesta terça-feira (14) a emenda global à Lei Orgânica do Município de Penha (LOM 01/2016). A reforma, aprovada durante a 28ª Reunião Ordinária, promove uma série de alterações em nossa lei maior, após um trabalho de seis meses da comissão especial que discutiu e elaborou a revisão da Lei Orgânica e também a reforma do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que irá pra votação como projeto de resolução na próxima semana. “Eu fiquei muito feliz de participar deste projeto juntamente com a nossa assessoria jurídica, funcionários da câmara e vereadores de todas as bancadas. Foram mais de setenta alterações na Lei Orgânica com o objetivo de torná-la mais moderna e eficiente”, ressalta o presidente do Legislativo Penhense, Clóvis Bergamaschi (DEM).
As atividades da comissão foram coordenadas pelo advogado e consultor João Emmel, que elogiou o trabalho de toda a equipe. “Este trabalho deve contribuir muito para o andamento dos trabalhos da Câmara e do próprio município de Penha, promovendo agilidade e minimizando a burocracia para o trâmite dos projetos”, ressalta.
Composta pelos vereadores Clóvis Bergamaschi (DEM), Sérgio de Mello (PMDB), Felipe Rebello Schmidt (PSD) e Jefferson Amadeu Custódio (PSB), a comissão especial contou com a participação de três servidoras do Poder Legislativo: Gláucia Costa dos Santos Francisco, Ivana da Costa e Tatiane da Silva Willem. Também contribuíram, na condição de convidados, a servidora Zaira Cristina da Silva Hanemann e os advogados da Câmara de Penha Gleycellen Jussiani de Freitas da Silva e Wlamir Ferreira.
Felipe Rebello Schmidt (PSD), que presidiu a Câmara de Vereadores de Penha em 2015, conta que a iniciativa de modernizar a LOM e o Regimento Interno surgiu em função das inúmeras emendas e dispositivos ultrapassados que tínhamos. “Hoje temos a sensação de dever cumprido. temos uma nova Lei Orgânica, onde as regras do jogo ficam mais claras pra todo mundo, dando mais segurança jurídica para todos os atos do Executivo e do Legislativo”, ressalta o vereador.
A proposta para o novo Regimento Interno tramitará na próxima semana como projeto de resolução, em única votação.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais