Sessão extraordinária de cinema exibe o filme De Canasvieiras ao Grant

CVP 58/2025
Sessão extraordinária de cinema exibe o filme De Canasvieiras ao Grant
Evento acontece na quinta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Penha
O documentário De Canasvieiras ao Grant, dirigido por João Vitor Chaves, será exibido na 2ª edição da Sessão Extraordinária de Cinema, promovida pela Escola Legislativa Popular da Câmara de Vereadores de Penha. A sessão ocorrerá na próxima quinta-feira (5), às 19 horas.
A Sessão Extraordinária de Cinema tem como objetivo central fomentar o diálogo entre a comunidade e o Poder Legislativo sobre políticas públicas culturais, utilizando o cinema como ferramenta de reflexão e engajamento cívico.
O evento visa criar um espaço participativo para a exibição de produções audiovisuais locais e regionais, seguidas de debates que abordem temas como: a importância das leis de incentivo à cultura, como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); a implementação e fortalecimento do Sistema Municipal de Política Cultural; a valorização da memória e identidade cultural local; a democratização do acesso à cultura e o papel do Legislativo na promoção de políticas públicas inclusivas.
A iniciativa está alinhada com os princípios da Escola Legislativa Popular, através de seu Núcleo de Desenvolvimento Institucional, que busca promover o letramento político e a formação para a cidadania, incentivando a participação popular e a qualificação de agentes políticos e servidores públicos.
Sobre o filme
O documentário retrata a história da Praia do Grant, localizada no bairro de Itajuba, em Barra Velha (SC). A narrativa é construída a partir das memórias de pescadores aposentados, trabalhadoras de beneficiadoras de peixes e um professor de história, que compartilham suas experiências e observações sobre as transformações da região ao longo do tempo. O filme aborda a tensão entre o progresso e a preservação do passado, destacando a importância da memória coletiva e da identidade cultural local.
Ficha técnica
- Direção: João Vitor Hauque Chaves
- Elenco: João Leonardo Filho (Baruca), Leonora da Borda, Alacrino Paulo Brehmer (Pingo), Pedro Belmiro, Jucéia Tomas, Antonio Carlos Fagundes (Cacá)
- Direção de Fotografia: Leo Eloy
- Montagem: Guilherme Venancio e João Vitor Chaves
- Trilha Sonora Original e Design de Som: Giulia Ballarini
- Produção Executiva: Naira Demarchi.
Trailer: https://youtu.be/WhO98vhngsY
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Cinco projetos são aprovados pela Câmara de Penha
Resumo da 28ª Reunião Ordinária 28/07/2025
28 de julho de 2025 ver mais -
NOTA DE PESAR
Comunidade penhense se despede de Zeca Bastos – empresário e ex-presidente do Legislativo Municipal
27 de julho de 2025 ver mais -
Atletas recebem moção de aplauso da Câmara de Penha
Resumo da 27ª Reunião Ordinária 21/07/2025
23 de julho de 2025 ver mais