Sessão extraordinária de cinema exibe o filme De Canasvieiras ao Grant
 
                                            CVP 58/2025
Sessão extraordinária de cinema exibe o filme De Canasvieiras ao Grant
Evento acontece na quinta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Penha
O documentário De Canasvieiras ao Grant, dirigido por João Vitor Chaves, será exibido na 2ª edição da Sessão Extraordinária de Cinema, promovida pela Escola Legislativa Popular da Câmara de Vereadores de Penha. A sessão ocorrerá na próxima quinta-feira (5), às 19 horas.
A Sessão Extraordinária de Cinema tem como objetivo central fomentar o diálogo entre a comunidade e o Poder Legislativo sobre políticas públicas culturais, utilizando o cinema como ferramenta de reflexão e engajamento cívico.
O evento visa criar um espaço participativo para a exibição de produções audiovisuais locais e regionais, seguidas de debates que abordem temas como: a importância das leis de incentivo à cultura, como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); a implementação e fortalecimento do Sistema Municipal de Política Cultural; a valorização da memória e identidade cultural local; a democratização do acesso à cultura e o papel do Legislativo na promoção de políticas públicas inclusivas.
A iniciativa está alinhada com os princípios da Escola Legislativa Popular, através de seu Núcleo de Desenvolvimento Institucional, que busca promover o letramento político e a formação para a cidadania, incentivando a participação popular e a qualificação de agentes políticos e servidores públicos.
Sobre o filme
O documentário retrata a história da Praia do Grant, localizada no bairro de Itajuba, em Barra Velha (SC). A narrativa é construída a partir das memórias de pescadores aposentados, trabalhadoras de beneficiadoras de peixes e um professor de história, que compartilham suas experiências e observações sobre as transformações da região ao longo do tempo. O filme aborda a tensão entre o progresso e a preservação do passado, destacando a importância da memória coletiva e da identidade cultural local.
Ficha técnica
- Direção: João Vitor Hauque Chaves
- Elenco: João Leonardo Filho (Baruca), Leonora da Borda, Alacrino Paulo Brehmer (Pingo), Pedro Belmiro, Jucéia Tomas, Antonio Carlos Fagundes (Cacá)
- Direção de Fotografia: Leo Eloy
- Montagem: Guilherme Venancio e João Vitor Chaves
- Trilha Sonora Original e Design de Som: Giulia Ballarini
- Produção Executiva: Naira Demarchi.
Trailer: https://youtu.be/WhO98vhngsY
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
- 
                                    
                                         Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitor Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4) 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animal Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28) 23 de outubro de 2025 ver mais
 
                             
                        