Vereadores mirins de Penha apresentam suas primeiras proposições

CVP 52/2025
Vereadores mirins de Penha apresentam suas primeiras proposições
Indicações, moções e pedidos de informação foram tema de encontro de formação
Legislar, fiscalizar, representar e julgar são as principais atribuições de um vereador. E dentro desta perspectiva, existem instrumentos fundamentais para o exercício da vereança e da representação popular: as proposições.
Este foi o tema do importante encontro de formação dos vereadores mirins de Penha, realizado na tarde de quinta-feira (22) com a equipe do Legislativo Municipal. Os estudantes, representantes das escolas parceiras do Programa Câmara Mirim, aprenderam o que são, para que servem e como elaborar indicações, pedidos de informação e moções.
O evento teve como objetivo capacitar os jovens parlamentares, proporcionando conhecimentos essenciais sobre o funcionamento do Legislativo e suas principais proposições.
Durante a atividade, os vereadores mirins elaboraram as suas primeiras demandas que serão lidas durante a 2ª reunião ordinária mirim, a ser realizada na Câmara de Vereadores de Penha no dia 11 de junho.
Programa Câmara Mirim
O programa Câmara Mirim é uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Formação para a Cidadania, da Escola Legislativa Popular, no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha, que busca envolver e incentivar os jovens na vida política e na participação cidadã.
O projeto consiste na criação de uma Câmara de Vereadores formada por estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, matriculados nas redes de ensino pública e privada de Penha, que atuam como vereadores mirins. Esses jovens aprendem sobre o funcionamento do Legislativo, participam de sessões simuladas, discutem temas importantes para a comunidade, participam de cursos sobre oratória, ética, cidadania, processo legislativo e política.
O objetivo do programa é estimular o interesse pela política, desenvolver a consciência cívica e promover a formação de futuros líderes. É uma excelente oportunidade para os estudantes entenderem como as decisões que afetam a cidade são feitas e se envolverem de forma participativa na construção de uma sociedade mais democrática.
Os 13 vereadores mirins de 2025 foram escolhidos por meio de eleição que levou quase dois mil alunos às urnas.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção
Moção de aplausos e título de cidadão honorário foram destaques da 18ª Reunião Ordinária
20 de maio de 2025 ver mais -
Câmara de Penha recepciona o imperador e a imperatriz da 189ª Festa do Divino Espírito Santo
Evento faz parte da tradição de dois séculos da cultura popular
16 de maio de 2025 ver mais -
Câmara de Penha recepciona o imperador e a imperatriz da 189ª Festa do Divino Espírito Santo
Evento faz parte da tradição de dois séculos da cultura popular
16 de maio de 2025 ver mais