11 de dezembro de 2023

CVP 144/2023

Câmara de Penha vota projeto de aumento do número de vereadores

LOA 2024 será votada em reunião extraordinária nesta segunda-feira (11), às 18 horas

A Câmara de Penha vota nesta segunda-feira (11), durante a 45ª Reunião Ordinária, às 19 horas, o projeto de decreto legislativo nº 3/2023 que estabelece o aumento de 11 para 13 vereadores na casa, iniciativa conjunta de todos os parlamentares.

O projeto tem como base o art. 29, inciso IV, alínea “C” da Constituição Federal, que permite o aumento do número de vereadores para municípios que tenham entre 30 mil e 50 mil habitantes. O objetivo é fortalecer o processo democrático, ampliando a representatividade dos cidadãos de Penha na Câmara Municipal, possibilitando uma maior abrangência na discussão e deliberação de temas de interesse público.

“O IBGE nos aponta um crescimento da população de Penha para quase 34 mil habitantes. E por isso, consideramos importante que o Legislativo tenha maior representatividade. Por isso propusemos este projeto para que, a partir de 2025, tenhamos mais duas cadeiras na casa, tudo conforme a legislação”, afirma o presidente da casa, Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco.

O chefe do legislativo também ressalta que a Câmara de Vereadores de Penha tem uma estrutura administrativa muito enxuta. “Não temos assessoria parlamentar nos gabinetes e esse ano vamos devolver quase R$ 2 milhões para a Prefeitura”.

LOA

Ainda na segunda-feira (11), às 18 horas, em reunião extraordinária, os parlamentares também votam o projeto que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024.

O principal destaque do PLO nº 42/2023, de autoria do Executivo, é o valor de receita estimada para o próximo ano no valor de R$ 194 milhões.

Fonte: Departamento de Comunicação CVP