02 de dezembro de 2022

CVP 120/2022

Solenidade marca o encerramento da Câmara Mirim 2022

Familiares dos vereadores mirins e representantes das escolas prestigiaram o evento

Na noite de quinta-feira (1) a Câmara de Vereadores de Penha realizou a solenidade que marcou o encerramento do Programa Câmara Mirim 2022, em um momento especial que contou com a presença dos familiares e convidados dos vereadores mirins, além de autoridades e representantes das escolas parceiras do projeto.

A Câmara Mirim de Penha retomou suas atividades este ano, após quatro anos de interrupção, em uma eleição que contou com 74 candidatos, onde cerca de dois mil alunos do Ensino Fundamental II, em 10 escolas, foram às urnas para escolherem seus representantes.

Após realizada a eleição, o programa de educação para a cidadania (que tem como objetivo aproximar a comunidade estudantil do Legislativo Municipal, através de encontros de formação sobre ética, cidadania, oratória, política e democracia) preparou os 11 jovens parlamentares eleitos e os 11 suplentes para que estes pudessem compreender melhor como funciona a divisão dos poderes e o papel de um vereador, em atividades como as reuniões ordinárias, audiência pública, visitas técnicas, entre outras ações.

Anna Julia Guello Dias da Silva (C. E. Peter Pan), Jennifer França Cabral (EBM Rubens João de Souza), João Ivo de Souza Jr (Apae), Julia da Silva (EBM João Antônio Pinto), Luan Miguel da Silva Gomes (EBM João Batista da Cruz), Mikael Calebe de Souza (EBM Rubens João de Souza), Moisés Paulina (EEB Antônio Rocha de Andrade), Raira Jamily Silva Ferreira (EEB Professor João Batista Paiva), Rebeca Vitória Norberta (EEB Professora Edith Prates Gonçalves) e Sophia Fritzke Busarello (EEB Manoel Henrique de Assis) entram para a história da Câmara de Vereadores de Penha como integrantes da Legislatura Mirim 2022.

O evento foi prestigiado pelo presidente da casa, Maurício da Costa (MDB), o Lito, responsável pela retomada do projeto, pelos vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, Mario Moser (União), o Marquett, e Maurício Brockveld (MDB).

A secretária adjunta de Educação, Edimara Tambani, representou a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Maria Juraci Alexandrino, que está em viagem oficial. Também representando o Executivo, se fez presente o secretário de Assistência Social, Sérgio de Mello, além dos coordenadores e coordenadoras do Programa Câmara Mirim nas escolas parceiras.

“Estamos muito orgulhosos com a retomada do Programa Câmara Mirim depois de quatro anos. Mas nada disso seria possível não fosse a dedicação dos nossos vereadores mirins, dos estudantes da nossa cidade, do trabalho da equipe da Câmara de Penha, dos coordenadores nas escolas, que organizaram o processo eleitoral, e também da Secretaria de Educação que, através de nossa parceria, nos disponibilizou o transporte para que os alunos das escolas pudessem prestigiar o trabalho dos vereadores mirins aqui na Câmara, nas reuniões ordinárias mirins”, ressalta o presidente Lito.

A presidente da Câmara Mirim, a jovem Rebeca Norberta, destacou o aprendizado e as oportunidades que o programa ofereceu aos vereadores mirins. “Esse projeto é muito importante, pois incentiva adolescentes e crianças a conhecerem melhor a política, para realmente terem argumentos e compreenderem melhor sobre este assunto. Por isso fico muito feliz com a Câmara de Vereadores de Penha que está buscando transformar o conhecimento do futuro da nossa nação”, frisou em seu pronunciamento.

Outro destaque foi a participação de Raphaela Leal, aluna da EEB Professor João Batista Paiva, que representou durante a solenidade os vereadores mirins suplentes, que ao longo do ano participaram de várias atividades e cursos de formação.

Quadro da Legislatura Mirim

Ao final da solenidade, seguindo a tradição das edições anteriores, houve o descerramento do quadro da Legislatura Mirim 2022 no hall de entrada da Câmara de Penha, deixando registrado para sempre a passagem dos jovens parlamentares pela casa legislativa.

Em seguida, cada vereador mirim titular recebeu uma pequena réplica do quadro da Legislatura Mirim 2022.

Coordenação

O Programa Câmara Mirim 2022 foi coordenado pelas servidoras Gleycellen Jussiani de Freitas da Silva (advogada), Paloma Ayeska de Oliveira (procuradora geral), Rosângela Dilma Ferreira Jacinto (assessora legislativa) e pelo servidor Victor Miranda (jornalista), com suporte de toda a equipe da Câmara de Penha.

Legislatura Mirim 2022