Câmara aprova, em primeira votação, orçamento impositivo para emendas do Legislativo

CVP 58/2021
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (28), durante a 23ª Reunião Ordinária, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2021 que institui o orçamento impositivo, incluindo na execução orçamentária e financeira do município as emendas individuais do Legislativo.
A emenda inclui na Lei Orgânica o artigo 122C que determina que as emendas individuais dos vereadores serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.
O projeto é de autoria dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Célio Francisco (PSDB), o Celinho, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, Mario Dionisio Moser (DEM), o Mario Marquett, Maurício Brockveld (MDB) e Sebastião José Reis Junior (DEM).
Como se trata de uma emenda à Lei Orgânica, o projeto precisa passar por mais uma votação para de fato ser implementado.
Moção de aplausos
Os vereadores também aprovaram durante a reunião ordinária desta semana a moção de aplausos para o escritor penhense Paulo Sérgio dos Santos, por meio de uma proposição do vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano.
Paulo lançou no mês de maio deste ano o livro intitulado “A turma do Sirizinho”, em evento organizado pela Fundação Cultural de Penha. Nascido em Itajaí, o escritor viveu até seus 20 anos na cidade, mudando-se em seguida para o município vizinho de Navegantes, onde vive até os dias de hoje.
Casado com Jéssica Santos, Paulo é pai de cinco filhos e lançou o seu primeiro livro no ano de 2020, obra intitulada de “A Pandemia pela ótica animal” - inspirado por seus três filhos menores, José Pedro, Ana Vitória e Samuel Vitor, fãs de desenhos animados.
Direito na Escola
Os vereadores também aprovaram na segunda-feira (28) o projeto que institui o Programa Direito na Escola. Segundo o PLO nº 34/2021, de autoria do vereador Adriano de Souza (Tibeco), o programa é voltado para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, sendo realizado na primeira semana do mês de outubro de cada ano, com aulas e palestras sobre as constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica do Município de Penha.
O objetivo é conscientizar os alunos sobre os princípios básicos, garantias, direitos e deveres constantes em nossa legislação.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais