Festa do Divino, proibição do cerol e “Agosto Lilás” são destaque na CVP

Quatro projetos de lei foram aprovados durante a 34ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (23). Por unanimidade, o plenário aprovou o projeto que institui a campanha “Agosto Lilás” no município, de combate à violência contra a mulher. O PLO nº 55/2019 é de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB).
Outro projeto aprovado por unanimidade, proíbe a utilização de cerol ou produto semelhante no município de Penha. O PLO nº 61/2019, de autoria do vereador Maurício Brockveld (PROS), recebeu uma emenda modificativa da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final que também foi aprovada em plenário, dando um prazo de 90 dias para que o Executivo regulamente o projeto por meio de decreto.
A questão do lixo e dos entulhos jogados em terrenos baldios também foi assunto na reunião ordinária, sendo discutido e aprovado o PLO nº 65/2019, do vereador Everaldo Dal Posso (MDB). O projeto acrescenta artigo à Lei nº 2338/2010, dispondo sobre a incidência das normas às pessoas que, não sendo possuidores ou proprietários dos imóveis, forem flagradas cometendo o ilícito previsto na referida lei. Ocorre que, até então, a lei não previa as mesmas sanções quando o lixo ou entulho é depositado por terceiros.
Adote um posto guarda-vidas
O quarto projeto aprovado na noite de segunda-feira foi o que institui o programa “Adote um posto guarda-vidas”, de autoria do Executivo. O PLO nº 23/2019 tem o objetivo de regulamentar a adoção destes espaços na orla do município por entidades que ficam responsáveis pela manutenção, conservação, revitalização, melhorias ou construções destes espaços. Desta forma, a Prefeitura poderá firmar parcerias público-privadas com empresas apoiadoras, garantindo assim a preservação dos espaços utilizados pelos guarda-vidas nas praias de Penha, principalmente durante a temporada de verão.
Olimpíada Brasileira de Astronomia
O Legislativo Penhense prestou uma homenagem à estudante Tatiana Larissa de Souza por sua grande conquista, ao ser selecionada para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia, promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Tatiana é aluna da Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Penha e foi incentivada pelos professores Wagner Luiz de Menezes, de matemática, e Kathryn Klöppel Martins, de espanhol. A prova foi realizada no dia 17 de maio deste ano e o resultado foi divulgado em seguida. A fase internacional será realizada online.
A moção de aplausos nº 33/2019 foi proposta pela vereadora Regiane Severino (MDB).
Festa do Divino
O tema que tomou conta de boa parte da reunião ordinária foi a Festa do Divino Espírito Santo. Por unanimidade os vereadores aprovaram uma moção de apoio para a Associação Cultural e Assistencial do Divino Espírito Santo – Acadies, entidade que realiza todos os anos a Festa do Divino Espírito Santo. A moção nº 41/2019 foi apresentada conjuntamente por todos os vereadores para que a festa continue “com o cronograma tradicional dos 183 anos”.
A festa católica, de tradição açoriana, reúne todos os anos milhares de fiéis no município de Penha e região e recebe subvenção do município, através da Acadies, para que possa ser realizada, sete semanas depois do domingo de Páscoa.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais -
Legislativo Penhense aprova quatro projetos de lei
Resumo da 23ª Reunião Ordinária 23/06/2025
24 de junho de 2025 ver mais