Conselho Tutelar terá nova estrutura de funcionamento
 
                                            CVP 29/2019
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade o projeto de lei ordinária nº 13/2019, de autoria do executivo, que estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar de Penha. A discussão e votação do projeto ocorreu na manhã de terça-feira (9), durante a 1ª Reunião Extraordinária do Legislativo Penhense.
O objetivo é regular o Conselho Tutelar seguindo orientação do Ministério Público de Santa Catarina que, juntamente com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), Secretaria do Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT) formaram um grupo de trabalho para disciplinar o funcionamento deste órgão nos municípios catarinenses.
Antes do início da reunião extraordinária, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final se reuniu com os conselheiros tutelares e também com a equipe da Secretária de Assistência Social, representada pelo secretário Sérgio de Mello, para discutir o projeto e suas implicações.
Entre os destaques nas alterações do funcionamento, está a folga compensatória de dois dias para cada sete dias trabalhado pelo conselheiro e também a desvinculação da folha de pagamento da Secretária de Assistência Social.
Conselho Tutelar
Estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, acompanhando situações de risco e decidindo em conjunto sobre qual medida de proteção deve ser tomada em cada caso.
De acordo com o ECA, deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar em cada município, como órgão integrante da administração pública local, composto por cinco membros escolhidos pela população local.
Fotos (Créditos - Gleycellen de Freitas da Silva)
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
- 
                                    
                                         Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitor Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4) 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animal Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28) 23 de outubro de 2025 ver mais
 
                             
                        