12 de março de 2024

CVP 17/2023

Penha sedia seminário regional de vereadores mirins

Legislativo anuncia resultado oficial de eleição nas escolas

Na quinta-feira (14) Penha vai sediar o Seminário Regional de Iniciação do Vereador Mirim, parceria entre a Câmara de Vereadores de Penha e a Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira da Alesc.

O evento será realizado das 7h30 às 16h30, reunindo as câmaras mirins de Penha, Balneário Camboriú e Itapema, com o objetivo de contribuir para a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania, promovendo reflexão e debates sobre a importância da participação política e sobre o papel do Poder Legislativo em um sistema democrático.

O seminário será realizado na Escola Municipal de Arte Culinária Laci dos Santos Leite, na rua Nilo Anastácio Vieira, nº 200.

“Queremos de antemão agradecer a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita que nos disponibilizou o espaço da Escola de Arte Culinária e também a equipe da chef Laura Rodrigues Cunha, a dona Laurinha, que irá servir o café e o almoço para os vereadores mirins”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Roberto Antônio Leite Junior.

O chefe do Legislativo Municipal também agradece a Escola do Legislativo da Alesc e toda a equipe que é responsável pelos professores e palestrantes que participarão do evento.

Programação:

07h30 – Credenciamento

08 horas – Palestra “A Constituição e o Poder Legislativo”

10:00 – Coffee break

10:15 – Palestra “O Papel do Vereador”

12:15  – Almoço

13:30  – Oficina “Argumentação e Oratória”

16:30  – Encerramento

Eleição nas escolas de Penha

A Câmara de Vereadores de Penha anunciou oficialmente na noite de segunda-feira (11), durante a 8ª Reunião Ordinária, o resultado das eleições para o Programa Câmara Mirim 2024.

A votação ocorreu entre os dias 6 e 8 de março nas escolas das redes pública e particular de Penha, sendo eleitos 11 titulares e 11 suplentes (entre mais de 40 candidatos e candidatas) e levando às urnas mais de 1500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

- E.B.M João Batista da Cruz (121 votantes)

Lívia Porto – 64 votos (eleita)

Pablo Dalferth – 22 votos (suplente)

- E.B.M. João Antônio Pinto (268 votos)

Nathan de Oliveira Goulart – 141 votos (eleito)

Bianca de Andrade – 73 votos (eleita)

Ana Lara Vitória Passold – 51 votos (suplente)

- E.B.M. Rubens João de Souza (520 votantes)

Breno Valente Botelho – 70 Votos (Eleito)

Sarah Luiza Gomes de Oliveira – 62 Votos (Eleita)

Pietra de Oliveira Vicente Mariano – 44 Votos (1ª Suplente)

Sara dos Santos Germano – 39 Votos (2ª Suplente)

- E.E.B. Antônio Rocha de Andrade (277 votantes)

João Victor Celestino – 154 votos (eleito)

Davi Cordeiro – 45 votos (eleito)

Marcos Chaves Rodrigues de Souza – 20 votos (1º suplente)

Emily Marcela de Oliveira – 19 votos (2ª suplente)

- E.E.B. Professor João Batista Paiva (197 votantes)

Gabriel Bezerra Silveira – 64 votos (eleito)

Natalia Antonietti – 36 votos (suplente)

- Centro de Educação Peter Pan

Arthur Bertoldi Gonçalves (titular)

- Escola Professora Ivone Nympha Maia Adriano (EJA)

Kauê Odéli Meira (titular)

Erik Silvio Souza Eleutério (suplente)

- E.E.B Manoel Henrique de Assis

Geovana Turatti Oliynik de Araújo – 99 votos (eleita)

Larissa Daphine Gusso – 51 votos (suplente)

A Escola Professora Edith Prates Gonçalves não teve candidaturas este ano e a CAESP Henny Coelho (Apae de Penha), por meio de ofício, manifestou que não tem interesse em continuar no programa Câmara Mirim devido à faixa etária abrangida pelo projeto.

Desta forma, as três escolas com o maior número de alunos votantes terão direito a duas cadeiras no programa Câmara Mirim 2024.

Conforme este critério, a E.B.M. Rubens João de Souza (com 520 votantes), a E.E.B. Antônio Rocha de Andrade (com 277 votantes) e a E.B.M. João Antônio Pinto (268 votos) terão dois vereadores mirins, completando as 11 cadeiras do Programa Câmara Mirim.

“Estamos muito felizes em receber os novos vereadores mirins e desejamos que eles aproveitem ao máximo esse programa tão importante na formação dos nossos estudantes”, considera o presidente da Câmara de Vereadores de Penha.

Fonte: Departamento de Comunicação CVP