07 de julho de 2023

CVP 77/2023

Encontro reuniu seis câmaras mirins da região em Balneário Camboriú

Palestras, dinâmicas, oficinas e apresentações marcaram a 1ª Conferência Regional de Vereadores Mirins dos municípios da Amfri, realizada na sede da Câmara Municipal de Balneário Camboriú com a participação de cerca de 70 jovens parlamentares.

O evento, organizado em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc, contou com a participação de seis câmaras mirins: Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Itajaí, Itapema e a anfitriã da Conferência, Balneário Camboriú.

A palestra da manhã, com o tema “Dependência Tecnológica”, foi proferida pela psicóloga Roseane Mendes Nernartt, alertando para os riscos que a tecnologia pode trazer para o nosso desenvolvimento cognitivo e psicológico.

Após uma dinâmica realizada pela coordenação da Câmara Mirim de Balneário Camboriú, os mais de 70 jovens parlamentares foram divididos em quatro oficinas de discussão e reflexão, cada uma com um tema específico.

Os resultados das oficinas foram apresentados logo após o almoço, quando os vereadores mirins expuseram as propostas e sugestões debatidas em cada grupo. “Nós faremos oito conferências regionais de vereadores mirins em Santa Catarina, sendo que esta foi a segunda. A ideia é reunir as propostas apresentadas por eles para produzirmos uma carta voltada para as câmaras de vereadores”, explica Léa Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Alesc.

No período da tarde, após a apresentação dos grupos, mais uma palestra foi ministrada pelo professor Pedro Cabral Filho, sobre o artigo 5º da Constituição Federal.

O próximo encontro da Câmara Mirim de Penha, com a participação dos titulares e suplentes, será na próxima quarta-feira (12), às 14 horas, na sede do Legislativo Penhense, quando será ministrada uma palestra sobre Educação Financeira.

Fotos (Eduardo Calliari)