29 de junho de 2023

CVP 75/2023

Vereadores mirins participam do projeto ‘Penha e seus encantos’

Ação é desenvolvida pela Fundação Cultural em parceria com a Secretaria de Turismo

História, cultura, turismo e educação ambiental. Esses foram os principais ingredientes da visita técnica realizada pela Câmara Mirim na tarde de quarta-feira (28), quando os jovens parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer o projeto “Penha e seus encantos”, através de uma parceria com a Fundação Cultural Picucho Santos e a Secretaria Municipal de Turismo de Penha.

O encontro aconteceu inicialmente na sede da Câmara de Vereadores, onde os vereadores mirins participaram de uma palestra com o superintendente da Fundação Cultural, Eduardo de Souza (o Bajara), que falou sobre a história e a cultura da cidade de Penha, através de registros fotográficos, ilustrações e relatos do povo penhense. Em seguida, Cleber Neumann, secretário de Turismo, falou sobre a importância do turismo para o município e a necessidade de se preservar o nosso meio ambiente e nossas belezas naturais.

“Esse projeto foi criado pelo governo municipal de Penha, em uma parceria entre as secretarias de Educação, de Turismo e da Fundação Cultural, oferecendo às nossas crianças e jovens a oportunidade de conhecerem a história da nossa cidade através de memórias fotográficas e relatos descritivos nas palestras apresentadas. Um povo sem memória é fadado ao esquecimento. Suas tradições, hábitos, usos e costumes vão se perdendo com o passar dos anos. E nós buscamos resgatar nas crianças o pertencimento e a valorização da nossa cidade, incluindo também a educação ambiental, falando da importância do cuidando e preservação das nossas belezas naturais”, explica Bajara.

Após as palestras, os vereadores mirins realizaram uma visita técnica em alguns dos principais pontos turísticos e históricos da cidade: Ponta da Vigia, mirante da Praia Vermelha, Capela São João Batista e Praia do Cascalho, onde foi feita a coleta de lixo, que infelizmente deixa explícita a falta de consciência ambiental de boa parte da população.

“O Penha e seus encantos tem a finalidade basicamente de levar para a sala de aula um pouco da história, da cultura e do turismo – que é uma grande vocação da nossa cidade. Temos dois momentos distintos. O primeiro é a gente ir até a sala de aula, mostrar através de vídeos e slides todo esse potencial. E o segundo é a saída técnica, fazendo com que eles vivenciem alguns dos principais pontos turísticos e patrimônio histórico-cultural da nossa cidade”, afirma Cleber.

Escolas que tenham interesse no projeto “Penha e seus encantos” podem entrar em contato diretamente com a Fundação Cultural Picucho Santos.

Fotos (Eduardo Calliari): cvp.sc.gov.br/foto/551