12 de abril de 2023

CVP 38/2023

Vereadores mirins fazem visita técnica ao Fórum e Prefeitura

Jovens parlamentares compreenderam como funciona a divisão dos poderes

Na tarde de terça-feira (11) os vereadores mirins de Penha realizaram uma visita técnica para conhecer os três poderes e entender o funcionamento do Legislativo, do Judiciário e do Executivo.

Primeiramente os jovens estudantes eleitos pelas escolas que participam do Programa Câmara Mirim, juntamente com os suplentes, foram recebidos pela assessoria da juíza Aline Vasty Ferrandin, titular da Vara Única da Comarca de Penha, no prédio que vem abrigando o Fórum do município.

Na oportunidade, a assessora Scharla Diane Krueger mostrou aos vereadores mirins os espaços do judiciário local, fizeram perguntas sobre o funcionamento e atividades desenvolvidas pelos servidores e até simularam uma situação onde testemunhas eram ouvidas pelo juiz, com todas as partes envolvidas.

Em seguida, os vereadores mirins foram até a sede da Prefeitura de Penha onde foram recebidos pela equipe do Gabinete do prefeito Aquiles da Costa, sendo recebidos pelo assessor Jesuel Capela, o Juju, que conversou um pouco com os estudantes sobre as atribuições do Executivo e também do papel das secretarias municipais.

Na ocasião, Juju aproveitou para divulgar e convidar os vereadores mirins para a Festa Nacional do Marisco (Fenamar) que acontece de 13 a 16 de abril, no Parque de Eventos da Avenida Nereu Ramos.

Após a visita à prefeitura, os vereadores mirins retornaram para a sede da Câmara de Penha onde a coordenação do programa explicou para os jovens um pouco mais sobre o papel de cada poder e também sobre a história do Legislativo Penhense, em atividade desde janeiro de 1959.

“Foi uma tarde de aprendizado e convivência, onde conhecemos o Fórum e a Prefeitura e também pudemos compreender como funcionam os poderes Judiciário e Executivo. Tem sido maravilhoso participar da Câmara Mirim e ter a oportunidade de vivenciar esses momentos”, ressalta a jovem Anny Beatriz do Nascimento, vereadora mirim titular eleita pela Escola Básica Municipal Rubens João de Souza.

“Eu gostei bastante de conhecer o Fórum e a Prefeitura. Achei muito incrível, pois deu para ver que pessoas muito importantes trabalham ali. Na Prefeitura deu para ver onde o prefeito sentava. Enfim, foi tudo muito legal”, considera Paulo Otávio Alves Barbosa, vereador mirim eleito pela Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis.

A próxima atividade da Câmara Mirim será no dia 26 de abril, às 14 horas, na Câmara de Penha, quando os vereadores mirins titulares irão se preparar para a solenidade de posse e eleição da Mesa Diretora Mirim – o que ocorrerá no dia 9 de maio.

Fotos (Eduardo Calliari)

Texto: Victor Miranda - jornalista