Legislativo Penhense inaugura Galeria de Arte Jean-Baptiste Debret

10 de dezembro de 2019
Legislativo Penhense inaugura Galeria de Arte Jean-Baptiste Debret

CVP 100/2019

Na segunda-feira (9) a Câmara de Vereadores de Penha inaugurou a Galeria de Arte Jean-Baptiste Debret, um espaço na entrada da sede do Legislativo Penhense voltado para a valorização dos trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos das escolas do município e também por artistas locais.

A solenidade foi realizada no auditório da CVP com a participação do presidente da casa, Everaldo Dal Posso (MDB), da secretária municipal de Educação, Suselli Batista, do diretor municipal de Cultura, Eduardo Souza (Bajara), da coordenadora do Instituto Beto Carrero, Rosiane Souza, dos vereadores Antônio Cordeiro Filho (DEM), Maria Juraci Alexandrino (MDB), Maurício Brockveld (PROS) e Maurício da Costa (MDB), além de servidoras do Legislativo Penhense.

Até o dia 20 de dezembro ficarão expostas duas obras produzidas por alunos da Escola Especial Henny Coelho (APAE de Penha), uma releitura da obra “Palhacinhos na gangorra”, que Cândido Portinari concluiu no ano de 1957, e também uma representação do símbolo da APAE, produzido com pedaços de espelho.

A exposição inaugural também conta com a parceria do Instituto Beto Carrero. Fotos do Circo Escola, projeto social mantido pela entidade, mostram as atividades desenvolvidas com cerca de 150 alunos atendidos. A coordenadora do projeto demonstrou o seu apoio à iniciativa da Câmara de Penha. “É com muita alegria que a gente participa deste momento. O povo que não preserva a sua história, a sua cultura, a sua tradição, está fadado ao desaparecimento”, frisou Rosiane.

“É muito bom ver o Poder Legislativo valorizar os nossos artistas. É preciso valorizar e incentivar as nossos crianças, adolescentes e adultos”, destacou Suselli, secretária de Educação, demonstrando seu total apoio à iniciativa.

Debret

Outro destaque da inauguração foi a exibição de uma reprodução da aquarela “Armação de Itapocoroi”, pintada pelo artista Jean-Baptiste Debret no ano de 1827. A reprodução foi gentilmente trazida para a inauguração da galeria pelo diretor municiapal de Cultura. “Essa obra não poderia faltar, já que a galeria presta homenagem a este grande artista francês”, ressaltou Bajara.

Considerada uma das mais antigas representações do litoral norte catarinense, a obra original faz parte do acervo do Museu Castro Maya, no Rio de Janeiro e representa a enseada de Armação do Itapocoroi.

O artista que dá o nome à galeria da Câmara de Penha foi um grande desenhista, pintor, gravador e professor francês. Nascido em 18 de abril de 1768 em Paris, em 1816 fez parte da Missão Artística Francesa ao Brasil, organizada a pedido do rei Dom João VI.