Pais de autistas e voluntários se unem para criar associação

11 de setembro de 2018
Pais de autistas e voluntários se unem para criar associação

CVP 73/2018

A Tribuna Cidadã foi o grande destaque da 32ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (10). A criação de uma associação de apoio e de conscientização sobre o autismo no município foi o assunto trazido por Ivana da Costa e por Juliana de Oliveira (mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA), representando o Grupo de Autistas, Pais e Amigos (GAPA) de Penha. O grupo é formado por familiares, autistas e profissionais voluntários. “Nós formamos o grupo para compartilhar experiências e buscar melhorias para os nossos filhos. Em julho deste ano resolvemos sair do papel, nos reunindo com mães, professores e profissionais da área de saúde, com o objetivo de criar uma associação”, explica Ivana, que é servidora do Legislativo Penhense há 16 anos.

No dia 26 de setembro, às 19 horas, na sede da Câmara de Vereadores, será realizada uma assembleia geral para a formalização da criação da associação e eleição da diretoria.

Juliana, que participa de uma associação em Brusque voltada para o autismo, faz questão de destacar que Penha não possui nenhum tipo de atendimento gratuito nem na área da Educação e nem na Saúde. “Hoje nós não temos neuropediatras e nenhum projeto pedagógico exclusivo para autistas em nosso município. Somente em Brusque eu fui encontrar o atendimento que eu precisava”, ressalta.

A vereadora Regiane Severino (MDB), que é professora da rede municipal, também faz parte do grupo e espera contar com o apoio do poder público para que a associação possa dar os seus primeiros passos. “Nós temos que compartilhar neste momento o pontapé inicial que foi dado e que é muito importante para o nosso município, graças ao esforço de mães e profissionais que se doaram por essa causa”, ressalta a parlamentar.

O grupo está em atividade há cerca de dois meses, já conta com mais de 60 participantes e tem se articulado por meio de um grupo no whatsapp e também pelas redes sociais (instragram e facebook), com o nome GAPA – Penha. As pessoas da comunidade que estiverem interessadas em participar da associação, podem entrar em contato pelas redes sociais ou pelo telefone (47) 99259 5300 (falar com Ivana).

Cinco projetos aprovados

Cinco projetos foram aprovados durante a 32ª Reunião Ordinária. Por unanimidade foi aprovado o PLO nº 28/2018 do Executivo que altera o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) através de abertura de crédito adicional especial na importância de R$ 274 mil. De acordo com a justificativa do Executivo, o recurso será aplicado na ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Também foi aprovado por unanimidade o PLO nº 48/2018, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), que institui o “Programa Iniciativa Jovem Empreendedor” com a finalidade de “promover o empreendedorismo e a cidadania junto à associação ou grupos informais de alunos do ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos”.

Por unanimidade, os vereadores ainda aprovaram o projeto que obriga as escolas do município a executarem os hinos nacional brasileiro e municipal uma vez por semana. De autoria do vereador Silas Renato Antonietti (PSD), o PLO nº 52/2018 se aplica às escolas das redes pública e particular do município de Penha.

Outro projeto importante que foi aprovado com apoio de todos os vereadores presentes foi o PLO nº 30/2018 do Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 4,1 milhões.

Já o PLO nº 23/2018, do Executivo, foi aprovado com seis votos favoráveis, votos contrários dos vereadores Luiz Américo Pereira (PSDB) e Silas Antonietti (PSD) e abstenção do vereador Jesuel Capela (PSDB). O projeto autoriza o Executivo a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal ou do BNDES para investir na modernização da administração tributária do município.

Os vereadores Antônio Cordeiro Filho (DEM) e Joaquim Costa Jr (PP), ambos por motivos de saúde, não se fizeram presentes.