CVP 92/2025 Câmara de Penha aprova três projetos e um requerimento

CVP 92/2025
Câmara de Penha aprova três projetos e um requerimento
Resumo da 32ª Reunião Ordinária 25/08/2025
Na segunda-feira (25) a Câmara de Vereadores de Penha realizou a 32ª Reunião Ordinária de 2025, ocasião em que três projetos de lei e um requerimento foram aprovados pelo plenário.
Um dos destaques foi a apreciação do Requerimento nº 50/2025, de autoria da Mesa Diretora, que deliberou sobre o afastamento definitivo da vereadora Emanoelly Rodrigues Silva (PP) do cargo de Procuradora Especial da Mulher (PEM). A proposta foi aprovada por seis votos favoráveis e três contrários, com a ausência dos vereadores Maurício da Costa (MDB), o Lito, Osmauro Fassbinder (PL), professor Zaca, e Sérgio Vieira (PSD), professor Serginho, que cumprem agenda oficial fora do município.
Com a decisão, o presidente do Legislativo, Luciano de Jesus (PP), em conjunto com os demais parlamentares, irá definir a nova composição do órgão, criado no âmbito da Câmara de Penha com a finalidade de garantir os direitos das mulheres e atuar no enfrentamento à violência contra elas no município.
O vereador Lito renunciou ao cargo de procurador e com isso apenas Serginho, até então procurador adjunto, permanece na PEM.
Libras
Com voto favorável de todos os vereadores presentes, o Legislativo Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 88/2025, da Mesa Diretora, que institui a obrigatoriedade da tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos trabalhos parlamentares nas reuniões públicas da Câmara de Vereadores de Penha.
Crédito adicional
Os vereadores também aprovaram o projeto de lei nº 25/2025, do Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município, no valor de R$ 6,7 milhões.
O recurso visa a manutenção de programas na área da Saúde (em especial o Pronto Atendimento Municipal) e da Rede Municipal de Educação.
Festival Infantil de Esportes
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 74/2025, do vereador Sérgio Vieira, que institui o Festival Infantil de Esportes no município de Penha, destinado a crianças e adolescentes com o objetivo de promover e fomentar o esporte, a inclusão social e a formação cidadã.
Segundo o projeto, o evento deve ser realizado preferencialmente anualmente em outubro, mês da criança, podendo ser promovido em parceria com escolas, projetos sociais, entidades esportivas e órgãos públicos.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GC7RZNR-6_E
Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/745
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Sessão extraordinária de Cinema exibe três curtas-metragens
3ª edição do cineclube da Câmara de Penha será realizada nesta quarta-feira (27)
26 de agosto de 2025 ver mais -
Medidas protetivas e enfrentamento à violência foram tema de roda de conversa na Câmara de Penha
Evento da Procuradoria da Mulher contou com participação de representantes da Polícia Civil e do CMBA
25 de agosto de 2025 ver mais -
Câmara de Penha recebe vereadores mirins de Joinville
Jovens parlamentares fizeram tour pela cidade e participam de reunião ordinária mirim
22 de agosto de 2025 ver mais