Dia da Consciência Negra foi tema da Tribuna Cidadã

CVP 131/2023
Dia da Consciência Negra foi tema da Tribuna Cidadã
Três projetos são aprovados na 41ª reunião ordinária 13/11/2023
O dia da Consciência Negra foi destaque na Câmara de Vereadores de Penha durante a 41ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (13), com a presença do jovem Rafael Fernandes Garcia, que fez uso da Tribuna Cidadã*.
Produtor cultural e motorista de aplicativo no município de Penha, Rafael ressaltou a importância de se combater o racismo estrutural, arraigado em toda a nossa sociedade. “Isso é fruto de um planejamento, de um processo que levou centenas de anos, assim como um câncer que infecta toda a sociedade. Não somente os negros, mas todos fomos afetados. E nosso processo de cura deve começar antes de mais nada por nós, pessoas negras”, ressaltou.
Após a fala do morador, os vereadores manifestaram o total apoio no combate ao racismo e reiteraram o compromisso da Câmara de Penha na promoção da igualdade e do respeito.
Comemorado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra relembra a luta e a resistência dos negros escravizados no Brasil ao longo de mais de três séculos.
Projetos aprovados
Três projetos de lei foram aprovados na ordem do dia da 41ª Reunião Ordinária.
O primeiro deles foi o PLO nº 30/2023, de autoria dos vereadores Luiz Eduardo Bueno (Cidadania), Luiz Fernando Vailatti (Podemos) e Roberto Antônio Leite Junior (Cidadania) que trata do “uso do colar de girassol como instrumento facultativo auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no município”.
O projeto foi aprovado com uma emenda modificativa da Comissão Legislativa Permanente de Constituição, Justiça e Redação Finanl (CCJ) que determina que os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do cordão de girassol, além de campanhas de conscientização a serem realizadas pelo Executivo.
Também foi aprovado o projeto de lei complementar nº 4/2023, da mesa diretora, que altera dispositivos da lei complementar nº 159/2023 que “dispõe sobre a estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Penha, a fixação de vencimentos e dá outras providências”.
Por fim, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei complementar nº 38/2023, da Mesa Diretora, altera dispositivos da lei nº 3.061/ 2019, que dispõe sobre a concessão de auxílio-alimentação aos servidores públicos da Câmara de Penha, estendendo o benefício aos estagiários da casa.
*Estipulada pelo Regimento Interno, artigo 187, a Tribuna Cidadã é realizada pela Câmara de Penha sempre na segunda reunião ordinária do mês, oportunidade em que os munícipes e entidades representativas poderão dispor de até quinze minutos para discorrer sobre assuntos de interesse do município.
Texto e fotos: Victor Miranda (MTB 5559)
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais