Aprovada abertura de crédito para construção do CREAS

23 de maio de 2018
Aprovada abertura de crédito para construção do CREAS

CVP 45/2018

Quatro projetos de lei ordinária foram aprovados em plenário durante a 18ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada excepcionalmente na terça-feira (22) – devido ao feriado da Festa do Divino Espírito Santo no dia 21 de maio. Um dos principais destaques foi a aprovação da abertura de crédito especial de R$ 455 mil para a construção do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), em projeto enviado pelo Executivo.

Com a ausência do presidente do Legislativo Penhense, Isac Hamilton da Costa (PR), que está em viagem oficial a Brasília (DF), a reunião ordinária foi conduzida pelo vice-presidente Maurício Brockveld (PROS). Também estavam ausentes os vereadores Joaquim Costa Junior (PSDB) e Silas Antonietti (PSD).

Com o voto favorável de todos os presentes, o PLO nº 8/2018, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB) foi aprovado, denominando a Travessa 3 do Loteamento Jardim Recanto dos Pássaros, no bairro Nossa Senhora de Fátima, como Rua Maria Terezinha Vargas Vieira.

Também foi aprovado o PLO nº 10/2018 do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB) que institui no município uma campanha permanente de orientação, conscientização, combate e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (a dengue, a chikungunya e a zika). De acordo com o projeto, a campanha deverá ter início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para orientar a população quanto aos riscos das doenças e também alertar para a necessidade de se combater os focos do mosquito.

De autoria do vereador Everaldo Dal Posso, o Italiano (MDB), o PLO nº 11/2018 foi aprovado, instituindo a Semana Municipal do Ciclismo no calendário do município de Penha. Segundo o texto do projeto, a semana do ciclismo deverá acontecer todos os anos, na semana do dia 19 de agosto, quando se comemora o Dia Internacional do Ciclismo. O objetivo é difundir o uso da bicicleta como esporte e também como meio de transporte.

O quarto projeto aprovado na noite de terça-feira foi o PLO nº 19/2018, de autoria do Executivo. O projeto altera o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) através da abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 455 mil. Este recurso será utilizado para a construção de uma sede para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Moção de aplausos

Outro destaque da noite foi a aprovação e entrega da moção de aplausos nº 13/2018, de autoria do vereador Jesuel Capela (PSDB), para a academia Pelé Team e os atletas campeões na 13ª edição do evento MMA AFT, realizado no dia 12 de maio.

Foram homenageados os atletas William Silveira, Tiago Feitosa, Enzo Matheos, Anthony Davi, Lucas Adriano, Augusto Xavier, Rodrigo Azevedo, David Raul e Alan Abreu.