Legislativo Penhense recebe a Bandeira do Divino

07 de maio de 2018
Legislativo Penhense recebe a Bandeira do Divino

Foliões, cantoria e tradição marcaram a recepção da Bandeira do Divino Espírito Santo na Câmara de Vereadores de Penha. Na sexta-feira (4) os parlamentares e servidores do Legislativo Municipal receberam dezenas de devotos, em uma das festas mais tradicionais do sul do Brasil.

A Bandeira foi conduzida até a sede da CVP pelo prefeito Aquiles da Costa (PMDB) e sua esposa Luana Rocha da Costa, juntamente com o imperador e a imperatriz da festa, o casal Flamarion Dias e Tatiana da Silva Cristo Dias. O Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca foi especialmente decorado para a recepção, onde o presidente Isac Hamilton da Costa (PR), juntamente com os demais vereadores e servidores da casa, recebeu os foliões e devotos.

A Festa do Divino está em sua 182ª edição, consolidando-se como parte da cultura da região, tradição centenária de origem açoriana e que a comunidade penhense vem mantendo ao longo de todos esses anos. “O Divino Espírito Santo está em todos os lugares, independente de raça cor ou religião. A nossa visita ao legislativo é também um agradecimento pela aprovação do projeto que passou pela casa, autorizando o poder público a nos apoiar na realização da festa”, considera Flamarion.

O imperador afirma que a experiência de comandar a Festa do Divino Espírito Santo tem sido algo inesquecível. “A saudade vai ficando, após visitarmos 800 casas e mais de 2.200 famílias”, ressalta. As visitas aos lares tiveram início no dia 16 de fevereiro, terminando no último sábado (5).

Para o presidente do Legislativo Penhense a recepção da Bandeira representa o respeito que a CVP tem pela tradição do povo penhense. “São quase 200 anos de história e de cultura. E esse legado de fé e tradição é, sem sombra de dúvidas, muito importante para o nosso município”, ressalta Isac.

A 182ª Festa do Divino Espírito Santo começa na próxima quinta-feira (10) e termina no dia 21 de maio, com novenas e diversas atrações culturais.

Vídeo (Informativo)

Obs: Abaixo, o link do documentário da Festa do Divino Espírito Santo produzido pela TV Câmara em 2017:

Vídeo A Bandeira do Divino Espírito Santo