Solenidade encerra as atividades do Programa Câmara Mirim 2017

15 de dezembro de 2017
Solenidade encerra as atividades do Programa Câmara Mirim 2017

CVP 116/2017

Mais um ciclo concluído. A noite de quarta-feira (13) foi muito especial para o Legislativo Penhense, para os vereadores mirins e para os familiares e professores que acompanharam a solenidade de encerramento do Programa Câmara Mirim 2017, último compromisso oficial dos jovens parlamentares da atual legislatura.

Antes do início da solenidade, às 19 horas, foi realizada a 5ª Reunião Ordinária, com dois destaques na ordem do dia. Foi aprovada por unanimidade a moção nº 4/2017, de autoria do vereador mirim Gabriel Libório, que homenageia o professor Antônio Beduschi, professor da Escola Manoel Henrique de Assis, pela passagem do dia do sociólogo, comemorado no dia 10 de dezembro. “O professor Antônio exerce seu papel com excelência pois busca desenvolver nos seus alunos senso crítico, capacidade de decisão e uma visão ampla de mundo e dos processos sociais, políticos e econômicos. Além de ter tido grande envolvimento no pleito eleitoral para a escolha dos vereadores mirins”, ressaltou o autor da moção.

Em seguida o plenário mirim aprovou, também por unanimidade, o projeto de lei mirim nº 2/2017, de autoria de Lucas Antonietti, que “Institui Semana de Conscientização sobre a Pneumonia”, segundo projeto de lei aprovado na história da Câmara Mirim de Penha. Antes de ir para votação, o projeto foi analisado pelas comissões legislativas mirins que deram parecer favorável ao trâmite.

Solenidade

Após a reunião ordinária, iniciou-se a solenidade de encerramento da Legislatura Mirim 2017, evento que foi conduzido pela presidente da Câmara de Vereadores de Penha, vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), contando também com a presença dos vereadores Luiz Américo Pereira (PSDB), Regiane Severino (PMDB), Maurício Brockveld (PROS) e Isac Hamilton da Costa (PR).

Um dos destaques da solenidade foi a apresentação do vídeo institucional, produzido pela TV Câmara, onde os próprios vereadores mirins falam das atividades realizadas pelo projeto no segundo semestre do ano, ressaltando os cursos de formação, as palestras, as reuniões ordinárias e a participação no VIII Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado em 13 de setembro deste ano, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Ao término da solenidade, a presidente do Legislativo Penhense, juntamente com a presidente mirim Maria Julia Porto Neumann, procederam com o descerramento do quadro da Legislatura Mirim 2017, com a foto oficial de cada um dos 10 vereadores mirins que participaram de todo o programa.

Câmara Mirim 2017

O processo eleitoral realizado no mês de julho envolveu centenas de alunos e dezenas de professoras e professores, além da equipe da Câmara de Vereadores de Penha que coordenou todo o processo. No total, 1444 alunos (de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) compareceram às urnas para escolher os seus representantes no Legislativo Penhense.

Dez instituições de ensino (das redes estadual, municipal e particular) participaram do processo eleitoral. A grande novidade deste ano foi a inclusão no programa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos(EJA).

A escola com o maior número de votos foi a E.B.M. Rubens João de Souza, onde 277 alunos depositaram seus votos na urna. Por apenas um voto de diferença, a segunda colocada em comparecimento às urnas foi a E.E.B. Manoel Henrique de Assis, com 276 votantes.

Vídeo Solenidade

Vídeo 5ª Reunião Mirim