Vereadores mirins tomam posse e elegem mesa diretora

10 de agosto de 2017
Vereadores mirins tomam posse e elegem mesa diretora

Familiares, professores e diversas autoridades prestigiaram a solenidade de posse dos vereadores mirins eleitos para a legislatura de 2017. O evento foi realizado na noite de quarta-feira (9) na sede da Câmara de Vereadores de Penha.

A presidente do Legislativo Penhense, vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), deu início às atividades, convidando a secretária municipal de Educação, Suselli Anacleto Batista, para compor a mesa. Em seguida foram convidados dois vereadores mirins eleitos: Andrew Valente Nilsen, da Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, presidiu a solenidade, sendo secretariado por João Marco Pereira, vereador mirim eleito pela APAE de Penha.

Os 11 jovens parlamentares eleitos fizeram o juramento e assinaram o termo de posse. Logo em seguida, teve início a eleição para a mesa diretora, com duas chapas inscritas. Por sete votos a quatro, a chapa 1 foi eleita com a seguinte composição: Maria Julia Porto Neumann (presidente), Sabrina Eduarda Ferreira (vice-presidente), Gabriel Libório (1º secretário) e Yasmin Aragão Custódio (2ª secretária).

A nova presidente da Câmara Mirim ressaltou que está disposta a encarar o nosso desafio. "Minha expectativa é poder fazer mais por nosso município. Como presidente da câmara me comprometo a participar, instruir e ajudar para que as coisas tenham sempre a melhor solução. Junto com os outros vereadores vou fazer a diferença, afinal somos o futuro da nossa política", afirma Maria Julia.

Logo em seguida, casa vereador mirim fez o seu primeiro pronunciamento, mostrando desenvoltura e vontade de contribuir com a comunidade penhense junto ao Legislativo. “Foi emocionante acompanhar a posse dos vereadores mirins e perceber na fala deles muita autonomia, desprendimento, confiança e crença no discurso de cada um. Vejo que o programa, através dos cursos de oratória, cidadania e ética, pode contribuir e muito para a formação deles”, ressalta Juraci.

A presidente do Legislativo ressaltou a importância da parceria com a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (através dos cursos de formação) e também do apoio da Secretaria Municipal de Educação, das escolas estaduais, municipais e particulares de Penha.

Até o final do ano, os vereadores mirins terão ao menos dois encontros por mês, sendo cinco reuniões ordinárias, intercaladas por quatro cursos de formação.

Vereadores mirins eleitos em 2017:

Andrew Valente Nilsen – E.B.M. João Batista da Cruz

Gabriel Libório – E.E.B. Manoel Henrique de Assis