Alunos da Escola João Batista Paiva visitam o Legislativo

08 de junho de 2017
Alunos da Escola João Batista Paiva visitam o Legislativo

Na tarde de quinta-feira (8), alunos do 2º ano da Escola João Batista Paiva visitaram a Câmara de Vereadores de Penha para conhecer de perto a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pelo Legislativo. Os estudantes foram recepcionados por vereadores e servidores da CVP, sendo acompanhados pelos professores Valmir Camilo (matemática) e Kátia Baptista (história), além da orientadora educacional, Leodete Aparecida Tasca Zanluca.

A escola está realizando uma atividade interdisciplinar que trata dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, abordando as suas respectivas características, funções e peculiaridades. “Foi interessante porque nós aprendemos várias coisas que eu não tinha ideia de como funcionavam. Não sabia como era o legislativo”, afirma a estudante Bianca Camargo.

O aluno Nathan Pereira Santana ficou surpreso com a estrutura do Legislativo Penhense que se instalou em um novo prédio em junho do ano passado. “Achei tudo muito bem preparado, um prédio grande e com acessibilidade”, destaca o secundarista. Nathan também gostou de saber que os cidadãos podem propor leis através dos projetos de iniciativa popular, conforme previsto na Constituição e na Lei Orgânica do Município.

A visita da escola foi acompanhada de perto pela presidente do legislativo, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), e pelos vereadores Luiz Américo Pereira (PSDB), Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM), Regiane Severino (PMDB) e Maurício Brockveld (PROS).

Após esclarecimentos sobre o funcionamento da CVP, sua estrutura organizacional e os procedimentos que conduzem o trâmite dos projetos que passam pela casa (apresentação coordenada pelas assessorias jurídica e de imprensa), os jovens conheceram os setores do Legislativo Penhense. “Nós agradecemos a acolhida calorosa que recebemos por parte dos vereadores e servidores da casa. A visita foi muito proveitosa para o desenvolvimento da nossa atividade”, ressalta o professor Valmir.

“É muito importante que a nossa comunidade, especialmente os jovens, acompanhem os trabalhos realizados por nós aqui no legislativo. Espero que em breve possamos ver muitos destes alunos ocupando uma cadeira aqui na Câmara de Vereadores”, considera a presidente Maria Juraci.