Facisc apresenta Programa Desenvolvimento Econômico Local

18 de abril de 2017
Facisc apresenta Programa Desenvolvimento Econômico Local

Desenvolvimento econômico foi o principal assunto da 13ª Reunião Ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Penha na noite de segunda-feira (17).  O coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Osmar Vicentin, utilizou a tribuna para falar do Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento regional, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

A iniciativa da Facisc conta com a parceria da Associação Comercial de Penha (Acipen), Associação de Hotéis e Restaurantes de Penha (Ahorepe), Câmara de Dirigentes Lojistas de Penha (CDL), Parque Beto Carrero, Prefeitura de Penha e Legislativo Municipal. “No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego”, ressalta Vicentin, ao falar do programa que visa o planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo, como projeção para os próximos 20 anos.

Após a fala do representante da Facisc, os vereadores fizeram suas considerações sobre o projeto e manifestaram apoio à iniciativa que, se colocada em prática, pode resultar em desenvolvimento e melhor qualidade de vida para todos os penhenses, desde que todos os cidadãos de fato acreditem e possam contribuir. “A fórmula passa pelo sentimento de pertencimento. Se eu não me identifico eu não participo. O segundo aspecto é fazer as coisas básicas acontecerem. Parece muito simples, mas na prática a gente não dá instrumentos para que a população de fato acredite. O terceiro aspecto é você entregar esses assuntos para quem de fato conhece, que é quem vive aqui”, conclui o coordenador da Facisc.

Muitas pessoas prestigiaram a 13ª Reunião Ordinária para acompanhar a palestra, com destaque para o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB), Albert Sabin, Consultor Regional do Vale do Rio Itajaí, João Eduardo Censi, presidente da CDL, Cleber Newmann, presidente da Ahorepe, Edilson Doubrawa, diretor financeiro do Parque Beto Carrero, Valmor Haussmann, presidente da Acipen e vários representantes da Prefeitura.

O chefe do Executivo Municipal também usou a tribuna para ressaltar a importância do Programa como uma meio de trazer qualidade de vida para a comunidade. “Surgiram várias dúvidas aqui levantadas pelos vereadores, mas eu ressalto que tudo que foi perguntado é o que nós vamos decidir. A sociedade vai pensar o futuro da nossa cidade daqui vinte, quarenta anos”, conclui.

Para a implementação do DEL, o município precisa criar, através de lei específica, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que dará início ao planejamento.

Áudio em mp3