Câmara promove curso sobre processo legislativo e administração pública

18 de janeiro de 2017
Câmara promove curso sobre processo legislativo e administração pública

Na tarde de terça-feira (17), vereadores e servidores do Legislativo Penhense participaram de um curso de formação, realizado na sede da CVP, sobre processos, técnicas legislativas e administração pública. O curso foi ministrado pelo professor André Leandro Barbi de Souza, do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM).

Além de parlamentares da 15ª Legislatura, dos três primeiros suplentes de cada coligação, dos servidores efetivos e comissionados da câmara, representantes da Prefeitura de Penha também prestigiaram o curso que teve a duração de oito horas, nos períodos da manhã e da tarde. “A realização deste curso se deve à vontade política da Mesa Diretora da casa e também ao comprometimento dos servidores do Legislativo Municipal, dentro de uma perspectiva de fortalecimento da Câmara de Vereadores de Penha como instituição”, ressaltou o professor André.

Barbi destacou a importância do poder local para o bem estar da população, a partir de uma visão geral das atribuições da Câmara como Poder Legislativo. Em seguida destacou tópicos sobre o processo legislativo e a elaboração das leis, funções fundamentais para o exercício da vereança.

“Nossa mesa diretora pretende investir em cursos de formação para os nossos servidores e vereadores, com o objetivo de fortalecer o poder legislativo. Este curso que fizemos foi sucinto, objetivo e muito importante para o início desta legislatura”, ressaltou a vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), presidente da CVP.

Juraci considera que um dos aspectos mais importantes apontados pelo palestrante André Barbi foi sobre a questão das comissões legislativas permanentes. “Considero importante ele ter chamado nossa atenção para a responsabilidade política e técnica das comissões, dentro do legislativo. Outro aspecto que me chamou a atenção foi a interação que tivemos e a construção do conhecimento coletivamente, com a participação das pessoas que fizeram o curso, questionando, tirando dúvidas”, conclui.

Ao final do curso, os vereadores da 15ª Legislatura receberam dicas sobre a TV Câmara Online, com a equipe que presta o serviço para a casa.

Confira a galeria de fotos