Vereadores mirins participam de audiência sobre os direitos das crianças e adolescentes

19 de setembro de 2016

A Câmara Mirim de Penha participou da Audiência Pública do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, realizada na sexta-feira (16). O evento foi realizado no auditório da Escola Manoel Henrique de Assis e contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, do Ministério Público, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de alunos das escolas penhenses que contribuíram com sugestões para a elaboração do Plano que prevê ações a serem tomadas pelo município nos próximos dez anos no que se refere aos direitos da criança e do adolescente.

Para a elaboração das diretrizes e metas do Plano Decenal, formou-se uma comissão intersetorial com representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, sob coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a participação dos conselheiros tutelares.

Todas as etapas de elaboração do Plano Decenal foram orientadas pela Escola Técnica de Gestão Municipal (EGEM), da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu (AMFRI), sendo que a audiência pública serviu para que a comunidade, incluindo crianças e adolescentes, pudessem contribuir com sugestões e proposição de metas a serem alcançadas até 2026.

A vereadora mirim Laís Caroline Custódio, vice-presidente da Câmara Mirim, gostou muito da oportunidade de contribuir com o Plano Decenal. “Eu achei muito interessante, principalmente porque todas as metas do Plano têm um responsável e um prazo para que estas ações sejam cumpridas. Creio que teremos muitos avanços a partir daí”, ressalta a jovem parlamentar, que é aluna da Escola Edith Prates Gonçalves.

Autor: Victor Miranda/CVP