Legislativo de Penha economizou quase 1 milhão de reais no exercício de 2015

25 de janeiro de 2016
Legislativo de Penha economizou quase 1 milhão de reais no exercício de 2015

Na tarde de quarta-feira (20), em coletiva de imprensa, o presidente do legislativo de Penha, vereador Felipe Schmidt (PSD), divulgou um balanço das atividades parlamentares, administrativas e financeiras realizadas em 2015. Um dos destaques foi a economia de R$ 910 mil (28,1%) do repasse total previsto (R$ 3,24 milhões) para o exercício do ano passado. Com isso os gastos do legislativo penhense foram reduzidos para R$ 2,33 milhões.

Um nos destaques na economia de recursos públicos foi o gasto com diárias, custo reduzido de R$ 152.516,50 em 2014 para R$ 92.554,50 no exercício de 2015, o que representa uma economia de 39,3% em relação ao ano anterior.

Outro aspecto ressaltado durante a coletiva foi a implementação da TV Câmara Online, que contribuiu com a transparência e participação da comunidade. Em março de 2015 a Câmara de Vereadores de Penha começou a transmitir ao vivo, em seu site e canal no Youtube, as reuniões ordinárias e extraordinárias, reuniões solenes, Câmara Mirim, audiências públicas, documentários e até mesmo as licitações do legislativo (também transmitidas ao vivo), que resultaram em mais de nove mil acessos aos 341 vídeos produzidos, disponíveis no site da CVP.

Entre os vários eventos realizados pelo legislativo penhense em 2015, ganharam destaque as audiências públicas realizadas sobre Segurança Pública, Saneamento Básico, Meio Ambiente e sobre a Lei Anticorrupção. Valorizando a cultura local, a CVP ainda realizou a 1ª Noite Cultural da Câmara de Vereadores com concerto de música erudita, mostra de artes visuais e culinária típica além do 1º Sarau Literário.

Nova sede

Em função do aumento do número de funcionários efetivos, do espaço físico limitado da atual sede do legislativo e por respeito à lei da acessibilidade (lei 10.098/2000) que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a Câmara de Penha começou a procurar em dezembro do ano passado, através de chamada pública, um novo imóvel que atenda às atuais necessidades do legislativo penhense, sendo que a mudança deve ocorrer nos próximos meses.

A CVP também está em processo de negociação com a Prefeitura de Penha a doação de um terreno para a construção de uma sede própria.  A área prevista para a doação é de dois mil metros quadrados e fica no novo loteamento da Terceira Avenida.

Câmara Mirim

Com o objetivo de promover consciência de cidadania entre as crianças, estimulando a participação nas soluções de problemas da cidade, em 2015 o programa Câmara Mirim foi retomado, com a participação ampla dos alunos do ensino básico do município.

Mais de 1600 alunos participaram do processo eleitoral onde disputaram 76 candidatos mirins, de oito escolas de Penha.

Troca na presidência

Durante a coletiva, Felipe Schmidt (PSD) anunciou que vai renunciar ao cargo de presidente do legislativo, cumprindo acordo com o atual vice-presidente, vereador Clóvis Bergamaschi (DEM). Felipinho explica que a renúncia faz parte de uma negociação feita com o partido Democratas durante a disputa pela presidência da casa. “O vereador Clóvis deve assumir a presidência na segunda reunião ordinária do ano, que acontece na próxima quinta-feira, dia 28”, conclui.

A primeira reunião ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Penha ocorre na terça-feira, 26, às 19h.

Autor: Assessoria CVP