Comissão especial solicita relatório de pontos de alagamentos

19 de fevereiro de 2021
Comissão especial solicita relatório de pontos de alagamentos

CVP 15/2021

Na tarde de quinta-feira (18) uma reunião marcou a instalação da comissão parlamentar especial sobre alagamentos no município. O vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, foi eleito presidente por unanimidade. Mário Dionísio Moser (DEM), o Mário Marquett, será o relator.

Como primeira ação, a comissão solicitou junto ao Executivo (através de ofício à Secretaria Municipal de Planejamento) um relatório com todos os pontos de alagamentos no município – indicando se há residências que alagam ou somente a via pública – e também os projetos existentes para resolver os problemas, com suas respectivas documentações.

Entre os objetivos da comissão, destacam-se o mapeamento das prioridades (através da identificação das residências afetadas pelos alagamentos durante as chuvas) e a busca por recursos no âmbito estadual e federal para a realização de obras de infraestrutura que solucionem os problemas enfrentados todos os anos por centenas de famílias penhenses.

Os sete membros da comissão foram nomeados pela Resolução da Mesa Diretora nº 05/2021. Além de Tibeco e Marquett, ainda integram os trabalhos os vereadores Maurício da Costa (MDB), o Lito, João Antônio Costa (Cidadania), o Barriga, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, Célio Adolfo Francisco (PSDB), o Celinho, e Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, único dos membros ausente.

“Precisamos saber pontualmente quais são os problemas, nome de ruas afetadas, situação das residências, qual o problema em cada localidade (se é rio, vala, boca de lobo, tubulação etc). E também é muito importante sabermos se há algum tipo de projeto para resolução do problema e o valor desse projeto. Pretendemos com isso levantar os pontos de alagamentos, cobrar o Executivo e também buscar emendas parlamentares, bem como recursos estaduais e federais”, ressalta Adriano Tibeco.

A comissão agora vai aguardar o recebimento do relatório da Prefeitura de Penha para retomar os trabalhos, quando serão ouvidos os servidores municipais, profissionais da área e a sociedade civil através das associações de moradores.

As reuniões da comissão parlamentar especial sobre alagamentos serão realizadas às quintas-feiras, a partir das 17h30.

Foto/Crédito: Gleycellen J. F. da Silva