Câmara de Penha aprova três projetos e duas moções na última reunião ordinária de 2020

CVP 105/2020
Três projetos de lei foram discutidos e votados durante a 45ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (14), logo após a 6ª Reunião extraordinária, no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, sede da Câmara de Vereadores de Penha.
A reunião ocorreu sem a presença do público devido a pandemia do novo coronavírus e foi a última reunião ordinária da 15ª Legislatura.
Por unanimidade dos presentes foi aprovado o PLO nº 92/2020, de autoria do vereador Silas Antonietti (PSD), alterando a redação da lei nº 2.016, de 25 de novembro de 2004, corrigindo um equívoco no que se refere a extensão da rua Bento João Borba, que possui na realidade 261,6 metros de extensão mas na lei constava com 295 metros.
Em seguida o plenário aprovou com unanimidade dos presentes o projeto que estabelece que 50% das vagas de estágio não obrigatório no Poder Público Municipal deverão ser preenchidas por pessoas de baixa renda, além dos requisitos mínimos da vaga. O PLO nº 93/20, que acrescenta dispositivos na lei nº 2254, de 17 de abril de 2009, é de autoria do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB).
O terceiro e último projeto aprovado na segunda-feira (14) foi o PLO nº 94/2020, da vereadora Regiane Severino (MDB), que acrescenta a não obrigatoriedade do uso de máscara na carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista expedida por este município. Todos os presentes votaram a favor do projeto.
Moções de aplausos
Duas moções de aplausos foram aprovadas na última reunião ordinária do ano. De autoria do vereador Isac da Costa (PL), a moção nº 13/2020 presta homenagem à advogada Cleide Mello, ativista e atuante na defesa dos direitos das mulheres, juntamente com sua filha Aynoã. Após um breve estudo da violência doméstica no município de Penha, elas idealizaram o Projeto Rosas, que além da questão da violência contra a mulher, também atua em defesa das crianças e adolescentes em situação de violência familiar.
Por unanimidade também foi aprovada a moção de aplausos nº 14/2020 dos vereadores Everaldo Dal Pozzo e Isac da Costa, ambos do PL, que presta reconhecimento à senhora Darlene Dulce Nascimento, cidadã penhense que foi promovida a 3° Sargento Enfermeira da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.
Despedida
A reunião teve clima de despedida, pois foi a última reunião ordinária da 15ª Legislatura, e a primeira reunião presencial após oito meses de reuniões realizadas por videoconferência em razão da pandeia do novo coronavírus.
Sem a presença do público, com vereadores e servidores da casa usando máscaras e com todas as medidas exigidas pelos órgãos de saúde, a reunião foi marcada pela despedida dos vereadores e vereadoras que não permanecerão na casa do povo e os quatro que permanecerão no Legislativo, reconduzidos pelo voto popular.
Por motivos de saúde, os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB) e Joaquim
Costa Jr (Solidariedade) não se fizeram presentes.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais