Galeria de Arte será inaugurada na segunda-feira (9)

04 de dezembro de 2019
Galeria de Arte será inaugurada na segunda-feira (9)

CVP 97/2019

A arte terá o seu espaço na Câmara de Vereadores de Penha a partir de segunda-feira (9). Neste dia, às 18 horas, será inaugurada a Galeria de Arte Jean-Baptiste Debret com a exposição de obras produzidas por alunos da Escola Especial Henny Coelho (APAE de Penha).

A galeria funcionará em um pequeno espaço da sede do Legislativo Penhense com o objetivo de valorizar o trabalho desenvolvido por artistas e pelos alunos das escolas do município. “Com esta galeria nós queremos valorizar nossos pintores, escultores e artesãos, porque hoje nosso município não oferece um local para esses artistas exibirem o seu trabalho”, explica Everaldo Dal Posso (MDB), presidente da Câmara de Vereadores e idealizador da galeria.

Jean-Baptiste Debret, artista que dá o nome à galeria da Câmara de Penha, foi um grande desenhista, pintor, gravador e professor francês. Nascido em 18 de abril de 1768 em Paris, em 1816 fez parte da Missão Artística Francesa ao Brasil, organizada a pedido do rei Dom João VI. Como integrante da missão francesa, o artista conheceu boa parte do litoral brasileiro, ocasião em que conheceu a nossa região. Na aquarela “Armação de Itapocoroi”, de 1827, que hoje faz parte do acervo do Museu Castro Maya, no Rio de Janeiro, Debret pintou a enseada de Itapocoroi, considerada uma das mais importantes representações do litoral norte catarinense na primeira metade do século XIX. 

Exposição

A primeira exposição a ser exibida na galeria de arte do Legislativo Penhense terá a coordenação da professora Mônica Alves, da Escola Especial Henny Coelho (APAE de Penha).

Os alunos produziram uma releitura da obra “Palhacinhos na gangorra”, que Cândido Portinari concluiu no ano de 1957, e também uma belíssima releitura do símbolo da APAE, produzido com pedaços de espelho.

Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde