Legislativo Penhense inaugura galeria com obras de alunos da APAE

29 de novembro de 2019
Legislativo Penhense inaugura galeria com obras de alunos da APAE

CVP 95/2019

No dia 9 de dezembro, às 18 horas, a Câmara de Vereadores de Penha vai inaugurar a Galeria de Arte Jean-Baptiste Debret. Instituída pela resolução nº 51/2019, a galeria funcionará em um espaço interno da sede do Legislativo Municipal para exposição de trabalhos artísticos produzidos por alunos das redes municipal e estadual de ensino e também por cidadãos penhenses.

A inauguração da galeria contará com a exposição de duas obras produzidas por alunos da Escola Especial Henny Coelho (APAE de Penha). Sob a coordenação da professora Mônica Alves, os alunos produziram uma releitura da obra “Palhacinhos na gangorra”, que Cândido Portinari concluiu no ano de 1957, e também uma belíssima releitura do símbolo da APAE, produzido com pedaços de espelho.

Jean-Baptiste Debret

Debret, artista que dá o nome à galeria da Câmara de Penha, foi um grande desenhista, pintor, gravador e professor francês. Nascido em 18 de abril de 1768 em Paris, em 1816 fez parte da Missão Artística Francesa ao Brasil, organizada a pedido do rei Dom João VI. Seu trabalho foi essencial para retratar o cotidiano do Brasil naquele período, além de catalogar, por meio de registros de desenhos, a fauna e a flora brasileira. Uma de suas obras serviu de referência para a definição das cores e formas geométricas da bandeira do Brasil.

Como integrante da missão francesa, o artista conheceu boa parte do litoral brasileiro, passando inclusive pela nossa região. Na aquarela “Armação de Itapocoroi”, de 1827, que hoje faz parte do acervo do Museu Castro Maya, no Rio de Janeiro, Debret pintou a enseada de Itapocoroi, considerada uma das mais importantes representações do litoral norte catarinense na primeira metade do século XIX.