Encontro de Mulheres reúne especialistas em saúde e relatos de luta contra o câncer

11 de outubro de 2019
Encontro de Mulheres reúne especialistas em saúde e relatos de luta contra o câncer

O auditório da Câmara de Vereadores de Penha ficou lotado na noite de quinta-feira (10).  O “Encontro de Mulheres – um toque entre o amor próprio e a prevenção” contou com a presença de cerca de 150 pessoas, com direito a música, palestras e relatos de mulheres a respeito da luta contra o câncer.

O evento resultou da ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde e a Procuradoria Especial da Mulher, órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense.

Os trabalhos tiveram início com uma apresentação de Aline Vicente, coordenadora do projeto Musicar na Escola (atividade desenvolvida pela Prefeitura de Penha), contando com a participação descontraída do público presente.

Em seguida a palestrante Camila Custódio, de Florianópolis, coach com formação em Serviço Social e idealizadora do “Consultório Emocional”, falou sobre a autoestima da mulher. “Eu agradeço pelo convite e pela parceria e também pela presença de cada uma das mulheres presentes que dedicaram um pouco de seu tempo para discutirmos um tema tão importante. E o que temos de mais valioso é o nosso tempo”, destacou a palestrante no início de sua fala.  

Bate-papo

Muitos relatos de vida também abrilhantaram o evento, assim como a participação de especialistas da área de saúde e autoridades que contribuíram com a discussão. O bate-papo contou com a mediação da vereadora Maria Juraci Alexandrino (procuradora da mulher no Legislativo Penhense), da vereadora Regiane Severino (procuradora-adjunta), e da secretária municipal de Saúde, Regiane Basso, contando ainda com a presença do secretário de Assistência Social, Sérgio de Mello e da vereadora Juliethe Nitz (procuradora da mulher na Câmara de Balneário Camboriú).

Também participaram do bate-papo a psicóloga Graziele Rocha França, a médica Cleuma Nunes Westphal, Terezinha Fronza, a psicóloga Liliane Salete Borba de Limas, Grisiele Rigo (idealizadora do projeto Amor & Alma), Rosângela Bogo Galindo e Igorete Aparecida Santana.

A vereadora Maria Juraci agradeceu pela parceria das secretarias de Assistência Social e de Saúde pela realização conjunta do evento. Da mesma forma, agradeceu ao presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso, pelo apoio à realização do Encontro de Mulheres. “O evento superou a nossa expectativa. O nosso objetivo era compartilhar conhecimento e empoderar as mulheres no que diz respeito à nossa saúde. Foi uma noite de muito aprendizado, com relatos de vida e depoimentos de mulheres incríveis”, conclui a procuradora da mulher.

“Foi um evento maravilhoso, cheio de conteúdo, de relatos, de troca de experiências e vivências. Mulheres que sofreram a doença, que se curaram, outras que continuam o tratamento. Esse bate-papo fortalece as pessoas e estimula para que outras pessoas compartilhem seus depoimentos”, ressalta a vereadora Regiane Severino.

Ao término do evento foi servido um bolo especialmente preparado pela equipe da chefe Laura Rodrigues Cunha, a Dona Laurinha, coordenadora do Curso de Culinária da Prefeitura de Penha – curso ministrado pela Escola Profissionalizante Zilda Lucki da Silveira, que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fotos (Crédito: Victor Miranda)

Vídeo

Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde