“Paixão de Cristo” será patrimônio imaterial do município de Penha

27 de agosto de 2019
“Paixão de Cristo” será patrimônio imaterial do município de Penha

CVP 67/2019

A encenação da Paixão de Cristo agora é patrimônio imaterial do município de Penha. O projeto nº 51/2019, de autoria do vereador Maurício Brockveld (PROS), foi aprovado por unanimidade na segunda-feira (26), durante a 30ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores. O objetivo é que o espetáculo, que nos últimos anos tem ocorrido nas ruínas da antiga Cia. de Pesca Krause (terreno onde é realizada a Festa do Marisco), seja apresentada todos os anos, mantendo a tradição no município.

O parcelamento das tarifas do serviço público funerário municipal também foi aprovado pelos vereadores. O projeto de autoria do presidente da casa, vereador Everaldo Dal Posso (MDB), permite que os cidadãos parcelem em dez vezes o funeral e em até 12 parcelas os terrenos e jazigos. O PLO nº 54/2019 agora segue para a sanção do prefeito.

A discussão do projeto que institui a campanha “Agosto Lilás”, da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), foi encerrada após a proposição verbal de uma emenda, apresentada pelo vereador Jesuel Capela (PSDB). Com isso o PLO nº 55/2019 foi retirado da ordem do dia para apreciação da emenda pelas comissões legislativas.

Homenagens

O Legislativo Penhense prestou seu reconhecimento a várias cidadãs e cidadãos que foram destaque nas últimas semanas, a começar pela equipe de basquete feminino da Escola Básica Rubens João de Souza. As jovens atletas foram vice-campeãs dos Jogos Escolares de Santa Catarina, competição realizada no município de Curitibanos, e receberam uma moção de aplausos da CVP. Lívia, Nathaly, Dayna, Suelem, Amanda Neves, Ana Laura, Thais, Tayná, Helen, Julya, Kaianny, Fernanda, Ana Clara, Letícia e os professores Charles Clever Waldrich, Oswaldo Moreira da Silva Júnior e Natacha Suter Delaflora receberam o devido reconhecimento do povo de Penha.

Outro destaque da reunião legislativa foi a belíssima Jaçauara Pettres, Miss Penha, que ficou entre as 10 primeiras colocadas no concurso Miss Santa Catarina 2020, realizado no município de Balneário Camboriú, no dia 17 de agosto. Ela recebeu uma moção de aplausos proposta pelos vereadores Maurício da Costa e Everaldo Dal Posso.

Também recebeu o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Penha a triatleta penhense Anaisla Koblitz, que obteve a 22ª colocação em evento internacional de Ironman, prova realizada em Maceió (AL). A moção de aplausos foi proposta pelo vereador Luiz Américo Pereira (PSDB).

Por fim, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi destaque através da moção de apoio nº 35/2019, proposta pelo vereador Everaldo Dal Posso. Realizada de 21 a 28 de agosto em todo Brasil, a campanha é promovida pela APAE que, no município de Penha, está realizando uma série de atividades para promover a inclusão e mobilizar a sociedade.