2º Fórum da Mulher Empreendedora conta com mais de 150 participantes

01 de julho de 2019
2º Fórum da Mulher Empreendedora conta com mais de 150 participantes

CVP 53/2019

Cerca de 150 participantes prestigiaram o 2º Fórum da Mulher Empreendedora na quinta-feira (27), na sede da Câmara de Vereadores de Penha. O evento promovido pela Legislativo Penhense, através da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) em parceria com a Escola do Legislativo de Santa Catarina, reuniu empreendedoras de toda região, contando com palestra, apresentações artísticas e exposição de cases de sucesso.

O público do evento foi recebido com um coquetel logo no início. Em seguida, alunos da rede pública municipal que participam do Projeto Musicar, coordenados pela professora Aline Vicente, fizeram uma apresentação, abrilhantando o começo dos trabalhos.

A mesa de abertura do 2º Fórum da Mulher Empreendedora contou com a presença do presidente da CVP, Everaldo Dal Posso (MDB), da vereadora e procuradora especial da mulher, Maria Juraci Alexandrino (MDB), da procuradora-adjunta da PEM, vereadora Regiane Severino (MDB) e da deputada estadual pelo PDT, Ana Paula da Silva, que representou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Também prestigiaram o evento a vereadora de Balneário Camboriú, Juliethe Nitz (DEM) e a vereadora Neli Ferreira (MDB) do município de Canelinha.

Após a abertura, teve início a palestra com a comerciante Rose Macedo Coelho que falou sobre o projeto inovador de revitalização da Rua Vidal Ramos, por meio da cooperação entre lojistas e também de parcerias entre os setores público e privado.

Cases de sucesso

Depois da palestra, a master coach e mentora de negócios Muri Rocha, além de contar um pouco do seu trabalho na área do empreendedorismo feminino, mediou a apresentação de cases de sucesso que têm como protagonistas jovens empreendedoras.

Tania Cordova, do Serviço Social da Indústria (Sesi), doutora em educação pela UDESC, falou sobre o desenvolvimento e implementação do Programa Educação Maker e Sesi Ciências e Robótica, bem como dos ótimos resultados do trabalho realizado com alunos da rede municipal de ensino, em especial na Escola Básica Municipal João Batista da Cruz.

kaoanna Mattos Garcia, proprietária do Ateliê de Outro Mundo, falou sobre o negócio que iniciou há quatro anos no município de Penha, na área de confeitaria artística e que hoje já atende toda a região. Kaonna também se orgulha por ter vencido vários concursos regionais na área de arte cake, agregando ainda mais valor ao seu trabalho.

Outro destaque da noite foi a participação da advogada e escritora Helena Liebl que, com apenas 23 anos, já desponta na carreira jurídica no município de Balneário Piçarras. Ela iniciou a sua carreira na literatura com apenas 11 anos, quando publicou o primeiro livro e hoje já tem três livros publicados.

Vitória Emily Vitorino também se destacou ao falar de sua experiência como maquiadora, especializada em noivas, contando um pouco de como vem realizando seus sonhos através de sua profissão.

O último case apresentado foi o da professora Aline Vicente. Atuante na área de marketing, a professora deixou o emprego em uma empresa onde trabalhava há sete anos para criar o projeto voluntário Psicomusicar. Posteriormente ela levou o projeto para as escolas da rede municipal de Penha, levando a música e a arte para centenas de alunos penhenses.

“A Procuradoria da Mulher tem o compromisso de movimentar, fiscalizar e defender os direitos da mulher, principalmente contra a violência e a discriminação. E este evento, de fato, foi muito importante para a consolidação deste órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense”, ressalta a procuradora Maria Juraci.