Beira Mar FC completa 81 anos

03 de maio de 2019
Beira Mar FC completa 81 anos

O Beira-Mar Futebol Clube comemora hoje 81 anos de atividades. No dia 3 de Maio de 1938 foi fundado, sendo registrados com fundadores Alcides Damázio dos Santos, Angélico Bernardino da Costa, Antônio José Domiciano, Bento dos Santos, Domingos Inácio de Souza, Evanhoé Soares (Vidinha), João Inácio de Souza, João Waldemiro Bernardo, José Joaquim Mafra (Zé Luzia), José Leite, Nicolau dos Santos, Nilo Waldemiro Bernardo e Sebastião João de Souza (Bastinho).

Segundo o escritor (e ex-presidente do Legislativo Penhense) Cláudio Bersi de Souza, o estádio foi construído logo após a fundação, por meio de um mutirão da comunidade, transformando em festa as tardes em Armação do Itapocoroy – conta o relato do livro “Penha em nova era”.

Álvaro Armando Balbinot foi goleiro do Beira-Mar e conquistou vários títulos. Em 1962 o time ganhou a Liga Itajaiense e no ano seguinte foi campeão do Campeonato Amador. “Disputamos oito partidas, empatamos a primeira, ganhamos as outras sete e fomos campeões invictos”, conta orgulhoso.

Com o título do amador, a equipe treinada pelo técnico Alcides dos Santos conseguiria o acesso para o profissional, o que não foi possível porque o Beira-Mar não tinha um estádio e muito menos condições financeiras de disputar futebol profissionalmente.

“A torcida comparecia em massa, pois naquela época só existia salão de baile e o futebol, sempre no domingo à tarde”, lembra Álvaro que também foi goleiro aspirante do Clube Náutico Almirante Barroso, de Itajaí, onde também conquistou títulos regionais.

Em comemoração ao aniversário do Beira-Mar, a Câmara de Vereadores de Penha irá votar na segunda-feira (6), durante reunião ordinária, uma moção de aplausos em homenagem à trajetória de oito décadas da equipe.